Álcool ou gasolina? Para quem possui um carro flex hoje em dia, isso aparentemente não é uma dúvida. Na maioria das vezes o preço do álcool é menor que o preço da gasolina. Mas será mesmo mais vantajoso o uso do álcool? A grande maioria opta pelo álcool, justificando o seu uso pelo preço.
O fato do álcool em geral ser mais barato, não justifica o seu uso. Cada tipo de combustível possui um determinado rendimento. Vejamos como analisar. Um jeito fácil de resolver isso é usando porcentagens, uma vez que em média o rendimento de um litro de álcool corresponde a 70% do rendimento de um litro de gasolina, ou seja, um litro de álcool corresponde a 700 mL de gasolina. Então surge uma questão: será que o preço está nessa mesma proporção? A resposta é não, na verdade, em geral, essa proporção é menor ou maior. Vamos chamar de Pa e Pg , preço do álcool e da gasolina, respectivamente. Vejamos:
O fato do álcool em geral ser mais barato, não justifica o seu uso. Cada tipo de combustível possui um determinado rendimento. Vejamos como analisar. Um jeito fácil de resolver isso é usando porcentagens, uma vez que em média o rendimento de um litro de álcool corresponde a 70% do rendimento de um litro de gasolina, ou seja, um litro de álcool corresponde a 700 mL de gasolina. Então surge uma questão: será que o preço está nessa mesma proporção? A resposta é não, na verdade, em geral, essa proporção é menor ou maior. Vamos chamar de Pa e Pg , preço do álcool e da gasolina, respectivamente. Vejamos:
Se o Pa/Pg> 0,7
É mais vantajoso usar gasolina, pois neste caso o preço do álcool corresponde mais que 70% do que o preço da gasolina.
É mais vantajoso usar gasolina, pois neste caso o preço do álcool corresponde mais que 70% do que o preço da gasolina.
Se o Pa/Pg= 0,7
Não importa qual combustível, os efeitos no seu bolso serão os mesmos.
Não importa qual combustível, os efeitos no seu bolso serão os mesmos.
Se o Pa/Pg<0,7
É mais vantajoso usar álcool, pois neste caso o preço do álcool corresponde menos que 70% do que o preço da gasolina.
Cálculos de especialistas, baseados no poder calorífico dos combustíveis, apontam que o álcool é competitivo até chegar a 70% do preço da gasolina.
Os cálculos foram feitos a partir de orientação do Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), uma das maiores autoridades do país em relação ao álcool, que recomenda ao motorista não abastecer o veículo flex com álcool sempre que o preço do litro superar 70% do valor da gasolina. O percentual reflete o menor rendimento do álcool, que faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.
O presidente da Associação de Engenheiros Automotivos (AEA), José Edson Parro, explica que não vale a pena abastecer com álcool quando o preço exceder 70% da gasolina. Segundo ele, a conta é simples: basta dividir o preço do litro álcool pelo o da gasolina. Se o resultado for menor que 0,70, o álcool é a melhor opção. Se optar por usar os dois combustíveis, a melhor relação custo/benefício para um veículo flex seria utilizar 85% de gasolina e 15% de álcool.O consultor técnico da Sociedade de Engenharia da Mobilidade, Luso Ventura, alertou que a guerra de preços entre postos de combustíveis pode deixar o consumidor mais vulnerável às ações das máfias de “combustíveis batizados”.
“Economizar é fundamental, mas preço muito baixo é forte indicativo de adulteração”, destacou. “O motor começa a falhar, o consumo aumenta muito e o carro perde potência. Por isso, é sempre bom abastecer em um posto de confiança”.
Os cálculos foram feitos a partir de orientação do Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), uma das maiores autoridades do país em relação ao álcool, que recomenda ao motorista não abastecer o veículo flex com álcool sempre que o preço do litro superar 70% do valor da gasolina. O percentual reflete o menor rendimento do álcool, que faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.
O presidente da Associação de Engenheiros Automotivos (AEA), José Edson Parro, explica que não vale a pena abastecer com álcool quando o preço exceder 70% da gasolina. Segundo ele, a conta é simples: basta dividir o preço do litro álcool pelo o da gasolina. Se o resultado for menor que 0,70, o álcool é a melhor opção. Se optar por usar os dois combustíveis, a melhor relação custo/benefício para um veículo flex seria utilizar 85% de gasolina e 15% de álcool.O consultor técnico da Sociedade de Engenharia da Mobilidade, Luso Ventura, alertou que a guerra de preços entre postos de combustíveis pode deixar o consumidor mais vulnerável às ações das máfias de “combustíveis batizados”.
“Economizar é fundamental, mas preço muito baixo é forte indicativo de adulteração”, destacou. “O motor começa a falhar, o consumo aumenta muito e o carro perde potência. Por isso, é sempre bom abastecer em um posto de confiança”.
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