sexta-feira, 5 de março de 2010

Serviço - Ministério da Saúde enviará email com data de vacinação contra gripe A

O Ministério da Saúde inicia nesta quinta-feira campanha publicitária sobre a vacinação contra a influenza A (H1N1). Serão veiculados, em emissoras de televisão, dois filmes convocando as pessoas a se vacinar e informando o calendário de vacinação. O ator Marco Nanini vai esclarecer a população sobre o calendário da estratégia de vacinação e a definição dos sete públicos prioritários.
A novidade da campanha será a utilização da internet. A partir do dia 8 de março, o internauta poderá se cadastrar no site do Ministério da Saúde, informar sua faixa etária e pedir para ser avisado por email da data de sua vacinação. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada.
Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia. As Secretarias Estaduais de Saúde farão a distribuição do material impresso aos municípios.
A estratégia nacional de vacinação será realizada entre 8 de março e 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico. Entre os dias 8 e 19 de março, serão vacinados apenas indígenas e profissionais de saúde.
No período entre 15 de março e 21 de maio, será veiculada a terceira fase da campanha, com peças específicas convocando os diferentes públicos para a imunização contra gripe pandêmica.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, um em cada dois brasileiros receberá a vacina. "Praticamente todas as pessoas terão um integrante de sua família sendo vacinado".
A primeira etapa da vacinação começa segunda-feira (8) para profissionais de saúde e indígenas. A partir do dia 22 começam a receber a vacina os demais grupos - gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos.

Indicação

No Brasil, a vacina está indicada para sete públicos prioritários: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças de seis meses a menos de dois anos, adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, estados e municípios e entidades de classe. Os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte. Ao todo, haverá vacinas disponíveis para 91 milhões de pessoas. A expectativa é vacinar pelo menos 80% desse público.

Norte e Nordeste

No Norte e Nordeste, onde o período de chuvas concentra-se no primeiro semestre do ano, a campanha de públicitária voltada para prevenção de gripe pandêmica foi antecipada. A publicidade começou a ser veiculadas nessas duas regiões no dia 8 de fevereiro.
(Folha de São Paulo em 05/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...