terça-feira, 23 de março de 2010

Histórias de minha filha - Paraty


Na minha casa havia um livro, do médico e dramaturgo Pedro Bloch, chamado “Criança diz cada uma...”. Eu li e reli esse livro, inúmeras vezes, e sempre me deliciava com as deduções infantis nele descritas. Prometia a mim mesma registrar as que porventura meu filho(a) viesse a dizer. É o que tento fazer quando escrevo as “Histórias de Minha Filha”.
Minha filha sempre gostou muito de cantar e tem predileção por antigas marchinhas de carnaval e pelas músicas que são cantadas nas missas. Desde bem pequena, sabe cantar várias delas.
Nas férias de 2006, a fim de descansar um pouco, fomos passar alguns dias em Ubatuba. Aproveitamos e a levamos para conhecer Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, mas localizada bem perto de onde estávamos.
Algum tempo depois de nossa volta, estávamos na cozinha em um ritual que se repete sempre e que ela adora. Ela fica sentada na bancada da cozinha enquanto cantamos as suas músicas preferidas. Assim consigo fazer duas tarefas ao mesmo tempo: preparar o jantar e mantê-la sob controle. Depois de “Mamãe eu quero”, “A cabeleira do Zezé” e outras marchinhas, se deu o seguinte diálogo:
_ Mamãe, vamos cantar aquela que fala de Paraty?
Mesmo não me lembrando de tê-la ensinado, ataquei logo aquela do Assis Valente:
_ “Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí. Em vez de tomar chá com torrada, ele bebeu Paraty”.
_ Não mamãe. Essa eu não sei. É outra música. Aquela outra que fala de Paraty.
-Que outra, filha?
_ Aquela que fala assim:
“Meu coração é para ti, Senhor.
Meu coração é para ti, Senhor.
Meu coração é para ti, Senhor.
Meu coração é para ti.

Porque Tu me deste a vida
Porque Tu me deste o existir
Porque Tu me deste o carinho
Me deste o amor.”

Achei graça, ri muito e expliquei que a música não falava da cidade de Paraty. Não sei se ela entendeu bem... Hoje, quando ela quer cantar essa música, sempre pede:
_Mamãe, vamos cantar o “Porquetu”?

2 comentários:

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...