terça-feira, 2 de março de 2010

Temperos e cheiros - Cultive temperos em vasos e floreiras

Sem mistérios - Cultive temperos em vasos e floreiras

Muitas vezes gostaríamos de poder plantar aquelas plantinhas que dão um ótimo tempero na cozinha, mas não temos espaço para isso. Pensar dessa forma pode ser um engano, já que estas deliciosas plantas podem ser cultivadas até mesmo em vasos e floreiras.
Além de oferecer produtos frescos na hora de preparar as refeições, ter uma plantação de hortaliças rende um certo charme à cozinha. Mesmo quem mora em pequenos apartamentos pode ter uma.
"Não é preciso ter muito espaço para cultivar vasos com temperos", diz Geovane Amaro, pesquisador de hortaliças da Embrapa. Segundo ele, tentativas frustradas - que levam muita gente a abandonar a idéia de ter sua própria horta- acontecem por causa da falta de cuidados simples.
O primeiro segredo para que mudas de hortelã, alecrim, coentro, cebolinha, salsinha e pimenta, por exemplo, vinguem é a profundidade do vaso em que eles devem ser colocados. "Coloque, no mínimo, 15 centímetros de terra", diz.
Outra dica é misturar substratos a ela. Adubo orgânico e calcário são os mais indicados e facilmente encontrados em casas de jardinagem.
Nas primeiras semanas, é recomendável colocar um copo de água nos vasos duas vezes por dia. Quando as folhagens começarem a se formar, uma vez ao dia já será suficiente. "Água é essencial, mas colocar muita também não é bom. Ela pode criar um ambiente de proliferação de bactérias que acabam com as plantas."
Os temperos são muito fáceis de cultivar e crescem rapidamente. São bons exemplos de plantas que se adaptam em vasos a cebolinha, o estragão, a menta (hortelã), a salsa, o tomilho, o manjericão, a sálvia e o coentro.
Para ter temperos sempre à mão você vai precisar apenas de um pequeno espaço na sua cozinha ou da área de serviço, próximos a uma janela, para acomodar os vasos, que além de proporcionar aquele sabor todo especial aos seus pratos, ainda decoram o ambiente.
Terra - Para preparar os vasos o ideal fazer uma mistura com 1/3 de terra boa, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico.
Luminosidade - Só se desenvolve bem quando plantada sob sol pleno. É essencial deixar os vasos em contato com a luz do sol durante seis horas, todos os dias. Quem não tem quintal pode deixá-los na janela da cozinha.
Rega - Irá depender da espécie, em geral, a rega deve ocorrer umas quatro vezes por semana.
Plantio - Em geral distância ideal entre as mudas é de 20 cm. Se for em vaso pequeno não mais de 2 mudas por vaso.
Propagação - A maioria dos temperos é anual, por isso na hora de replantar é melhor é escolher novas sementes ou mudas.

2 comentários:

  1. Oi Nidia, linda essa idéia de plantar temperos em floreiras e vasos!!Obrigada pela dica!!Bom fim de semana!!Bjos Rommy

    ResponderExcluir
  2. Oi Rommy apareça sempre. Foi um prazer tê-la passeando por aqui. Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...