segunda-feira, 22 de março de 2010

Serviço - Dia Internacional da Síndrome de Down

Ontem foi o Dia Internacional da Síndrome de Down. Copiei alguns mensagens de um blog que eu sigo chamado Deficiente Alerta (http://www.deficientealerta.blogspot.com) e que é muito interessante. Segundo definição do próprio blog : “DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência.”

Comemorado desde 2006, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi instituída pela Down Syndrome International (DSI), entidade que congrega associações de síndrome de Down de todo o mundo em alusão aos 3 cromossomos número 21 que cada pessoa com síndrome de Down carrega (21/3). No Brasil, é a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) quem articula e organiza eventos em todo o país. Com o tema “Inclusão social: vamos fazer acontecer”, a FBASD e as associações filiadas estão, pelo segundo ano consecutivo, reunindo a maior programação por país, segundo a DSI, para comemorar a data.
De acordo com Claudia Grabois, presidente da FBASD, o tema escolhido para 2010 é uma evolução natural do tema de 2009, “Inclusão para a autonomia”, e representa um momento especial para a sociedade brasileira que passa cada vez mais a perceber a inclusão social das pessoas com síndrome de Down como um movimento sem volta em direção à construção de espaços sociais mais solidários e construtivos, seja na escola ou no trabalho, mas sempre em direção a uma sociedade mais aberta à participação de todos.
Tanto em eventos científicos internacionais como o que acontecerá no Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo, onde se discutirão os avanços da pesquisa científica e farmacológica com e presença de cientistas como o Dr. Alberto Costa e o Dr. Stevens Rehen, dos EUA, como nas manifestações familiares e associativas, a idéia central das comemorações em torno da data é oportunizar à sociedade a visão de que a síndrome de Down tem cada vez menos um caráter distintivo e cada vez mais constitutivo, fato que se deve a maior presença das pessoas nos espaços sociais, pela persistência das famílias em garantir e buscar seus direitos e pelo amparo que o movimento associativo e as autoridades legais têm passado a lhe promover, tendo em vista os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que o Brasil incorporou com efeito constitucional em seu ordenamento jurídico ainda em 2008.

As atividades programadas para todo o Brasil podem ser encontradas desde já no blog da FBASD, que fica emhttp://www.fbasd.blogspot.com ou no site preparado para a data pela DSI:
http://www.worlddownsyndromeday.org. Além dos eventos, uma campanha contra o preconceito e de valorização da diversidade está sendo usada para contra-atacar os abusos que vêm acontecendo contra pessoas com síndrome de Down e outras minorias na internet. É o Manifesto virtual do Instituto MetaSocial, em que o internauta empresta sua imagem à causa, declara dessa forma que acredita que ser diferente é normal.

Fonte: Agência Inclusive

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...