terça-feira, 2 de março de 2010

Temperos e cheiros - Orégano


Histórico e curiosidades

O nome da erva tem sua origem na Grécia Antiga, quando o pai da Medicina, Hipócrates, a chamou de Origanon – “erva amarga” ou “alegria da montanha” são alguns de seus significados prováveis. Antes de ser descoberta como especiaria, o orégano era muito apreciado pelos gregos na forma de óleo para banho. Eles acreditavam, inclusive, que ele poderia trazer felicidade plena.
Na Idade Média era usado para curar infecções e dores de ouvido e os medievais o utilizavam nas magias.
Somente com o uso da erva na pizza é que se tornou popular como tempero, sendo cultivado hoje na Europa, Ásia e Américas.

Uso doméstico

Da mesma família da manjerona, o orégano é importado do México e do Chile.
É tradicionalmente utilizado para aromatizar as pizzas de um modo geral e a napolitana em particular.
Use-o no feijão branco, na berinjela, em temperos básicos para frituras, nas azeitonas pretas, nos queijos para aperitivos com óleo e pimenta calabresa.
Sua planta é rasteira de com folhas verde-escuras. Muito utilizado em pratos com tomate fresco ou queijo, molhos a base de tomate, ensopados, saladas, sopas, vinagres, omelete e assados.
Para aromatizar churrascos, jogar caules de orégano na brasa. Esfregar nas carnes para assar.
O que muita gente talvez não saiba é que se pode encontrar nas feiras e supermercados o orégano fresco, ideal para molhos e para realçar o sabor de carnes e saladas.
Pode substituir o tomilho quando está fresco.
Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final.
Orégano não é manjerona. Como as folhas do orégano são muito parecidas com as da manjerona (Origanum majorana ou Majorana hortensis Moench.), as duas plantas são bastante confundidas. Ambas pertencem ao mesmo gênero (as duas são Origanum) e o orégano é inclusive conhecido como manjerona-silvestre ou selvagem. Mas as duas ervas diferem pelo tamanho, pela cor das flores (as da manjerona são violáceas ou branco-esverdeadas), pelo aroma e pelas folhas: a manjerona apresenta folhas mais ásperas, com uma textura mais firme e uma leve penugem.
Além de ser um ótimo tempero, muito usado na cozinha italiana, ele também é usado na cosmética. Para combater a caspa, ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por 10 minutos, coe e enxágüe os cabelos limpos.

Uso medicinal

Utilizada como tempero, ela estimula o apetite e facilita a digestão, tem também função sudorífera e expectorante. Ajuda a curar tosse, dor de cabeça, causada por nervosismo e irritação. Atenção, ela não deve ser usada na gravidez. O chá de orégano também é usado contra enjôo do mar. Ele é bom também para massagear o ventre, no caso de cólicas e gases intestinais. Seu chá é sudorífero. Cataplasma de suas folhas acalma as dores reumáticas.
O carvacol, substância contida em suas folhas, ativa as defesas do corpo, além de matar germes na comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...