quinta-feira, 18 de março de 2010

Santa Rita é notícia - ETE recebe prêmios na VIII FEBRACE


A ETE FMC participou da VIII Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – “Criatividade e Inovação”, entre os dias 09 e 11 de março de 2010 no Campus da USP, com 4 projetos tecnológicos de cunho social.
Um deles, o POSTRONIC, foi o grande destaque do evento: conquistou o 1o lugar nacional na categoria Engenharia, além de outros 5 prêmios importantes.
O POSTRONIC é um conjunto de dispositivos cuja finalidade é provocar a correção postural na posição sentada e ereta, sem grandes esforços e custos financeiros. Consiste de um regulador de coluna, um colete que capta toda e qualquer inclinação fora dos padrões para a coluna vertebral e sinaliza para que o usuário corrija a postura, aliado a uma cadeira que se ajusta automaticamente à altura do usuário e permite a visualização computadorizada do posicionamento da coluna em relação ao encosto da cadeira.
O POSTRONIC visa melhorar a postura das pessoas durante o trabalho e o lazer, representando uma inovação para a ergonomia. “Uma prova de que a eletrônica tem tudo a ver com qualidade de vida”, segundo o grupo de alunos que o desenvolveu. Este projeto foi anteriormente apresentado na Projete 2009, e assim indicado para participar da Febrace 2010.
A idealização deste projeto partiu da problemática: “De que adianta uma evolução econômica, política e social diante de um regresso na qualidade de vida?”. Atualmente, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 85% das pessoas sofrem ou irão sofrer com dores na coluna, sendo que a maioria exerce um trabalho na posição sentada ou um trabalho que exige muito esforço físico.
Com este projeto os alunos puderam comprovar a hipótese de que o cérebro assimila progressivamente a postura correta, garantindo a viabilidade da idéia.
Ambos os dispositivos foram testados pelo grupo e pelos profissionais Dr. Maurício Lima dos Santos, fisioterapeuta, e Dra. Linda Mary Gouget de Paiva, médica, e os resultados observados foram muito satisfatórios.
“Ao final deste trabalho, não somente crescemos como profissionais, mas como cidadãos que usam de seu conhecimento para garantir a acessibilidade comum a um direito fundamental que é a qualidade de vida para todos”, finaliza o grupo.

FEBRACE 2010 – VIII Edição

Grupos participantes:

1- IDENTIFICADOR DE ÔNIBUS
Orientador: Prof. Paulo Henrique Lopes
Alunos: Giovanna Torquato Villela Adami / Mateus Ribeiro Costa / Thainá Fontes Bruno

2- CASA ECOLÓGICA
Orientadora: Profª. Anatália Maria Duarte S. Lopes
Coorientadora: Profª. Lourdes Bernadete Costa
Aluna: Kelly Yumi Inagaki

3- POSTRONIC – Uma proposta de viabilização da saúde na modernidade: postura para a vida
Orientador: Prof. Fábio Carli Rodrigues Teixeira
Coorientadora: Profª. Lucy Barbosa
Alunos: Adilson Couto Policarpo Júnior / Filip Carlos Twelsiek / Marília Martins Bontempo

4- WATCHDOG RFID
Orientadora: Profª. Ana Letícia Gomes Gonçalves
Alunos: Guilherme Abreu Araújo / Franklin Rogelio Leandro Silva

Prêmios recebidos:

1- Menção Honrosa da Faculdade de Medicina da USP – Certificado aos alunos e um kit didático “Espaço Digital Saúde” para a escola
Grupo premiado: POSTRONIC

2- Prêmio PET Mecatrônica – Programa de Educação Tutorial em Mecatrônica – Escola Politécnica da USP – 60% de bolsa aos alunos no curso de mecatrônica a se realizar em julho/2010.
Grupo premiado: POSTRONIC - 2º lugar

3- Destaque da Revista Mecatrônica Atual – Assinatura grátis por 1 ano aos alunos.
Grupos premiados: POSTRONIC e WATCHDOG RFID

4- Prêmio “Melhor Diário de Bordo” FEBRACE – Certificados e medalhas a todos os participantes.
Grupo premiado: POSTRONIC - 1º lugar

5- Prêmio “MOSTRATEC” - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Certificado de finalista da feira em Novo Hamburgo/RS.
Grupo Premiado: POSTRONIC

6- Prêmio “Melhores Classificados em Engenharia” FEBRACE – Troféu e um I-POD Nano ao grupo, medalhas e assinatura da revista “Pesquisa FAPESP” a todos.
Grupo premiado: POSTRONIC - 1º lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...