quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bão dimais - Nhoque da Sorte

Nhoque da Sorte

Cada vez mais os brasileiros, particularmente paulistanos, procuram restaurantes de cozinha italiana, todo dia 29, em busca de nhoque. Acreditam ter sorte por 30 dias seguidos ao saborear o prato neste dia.
Os adeptos do “Nhoque da Sorte” informam que ele surgiu na Itália, terra natal do prato; os incrédulos afirmam que nasceu na América do Sul, como estratégia de restaurantes que precisavam aumentar a clientela. A origem do costume é explicada com uma lenda que possui variações.
Uma das histórias conta que um frade andarilho (São Pantaleão ou São Genaro), perambulava por um vilarejo na Itália, num dia 29 de dezembro. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu um prato de comida.
Um casal de idosos o recebeu com desconfiança, mas mesmo assim o convidou para sentar-se à mesa. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, eles só tinham para comer: nhoque. Mesmo assim dividiram o alimento com o Santo: sete nhoques para cada um.
O andarilho comeu, agradeceu por ter sido recebido por eles e se foi.
Para grande surpresa, ao desfazer a mesa, o casal encontrou sob os pratos, moedas de ouro.
A partir daí, tornou-se tradição: todo dia 29 deve-se comer nhoque para atrair fortuna. Não se esqueça de colocar uma nota de qualquer valor sob o prato. Tempos atrás era recomendado o dólar. Hoje pode ser dólar, real ou qualquer outra moeda estrangeira.
Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual.
No prato, separe sete nhoques e coma um a um.
Para cada nhoque faça um pedido diferente ou 7 vezes o mesmo pedido que tanto deseja. Depois se sente e saboreie o restante do prato.
O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado em sua carteira ou faça um patuá até o próximo dia 29, para garantir a fartura.
Outros dizem que deve ser doado a alguém que necessite.
Fica a critério de cada um, desde que faça o ritual com bastante fé.

Nhoque de Espinafre ao Molho de Ricota

Ingredientes: Molho: 1 cebola * 3 dentes de alho * 400 gramas de ricota fresca * 1 litro de creme de leite fresco * 100 gramas de parmesão ralado * 1 pitada de noz-moscada ralada * sal * pimenta * salsa picada a gosto
Nhoque: 1,5 quilos de batata * 30 gramas de manteiga * 2 maços de espinafre * 3 ovos * 200 gramas de parmesão ralado * 50 gramas de semolina * 30 gramas de maisena * 300 gramas de farinha de trigo * sal * pimenta a gosto
Modo de fazer: Molho: Passe a ricota em uma peneira e reserve. Refogue o alho e a cebola e adicione metade do creme de leite fresco. Bata no liquidificador a ricota com a outra metade do creme de leite fresco. Adicione à panela com a primeira metade do creme de leite. Tempere com sal, pimenta, salsinha, noz-moscada e parmesão.
Nhoque: Cozinhe a batata em água com sal. Esprema-a e adicione a manteiga. Reserve. Bata rapidamente o espinafre previamente cozido (retire o excesso de água) com os ovos. Adicione à batata. Adicione os secos (parmesão, semolina, maisena e farinha de trigo) e o sal e a pimenta, a gosto. Faça bolinhas de aproximadamente 2 cm e cozinhe em água salgada. Quando a massa boiar, vá escorrendo e colocando em uma travessa ou no prato. Sirva com o molho.
(receita do restaurante paulistano Villa Cioè)

Nhoque clássico

Ingredientes: 1quilo de batata * 1 pitada de noz-moscada ralada na hora * 150 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar * 2 ovos * sal * pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer: Coloque as batatas com casca em uma panela, cubra com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe as batatas por 20 minutos, até que estejam completamente cozidas. Escorra.
Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, fazendo uma massa leve e macia. Coloque em uma tigela grande, junte a noz-moscada e tempere. Acrescente 150 g de farinha peneirada, junte os ovos e misture delicadamente, mas rápido, com os dedos até adquirir uma consistência grumosa de casca de pão.
Amasse com cuidado sobre uma superfície limpa e forme uma massa suave e maleável. Acrescente farinha se a mistura estiver muito úmida. Cuidado para não trabalhar demais a massa, para que o nhoque não perca a leveza.
Divida a massa em três pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços de 2,5 cm com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10-20 minutos.
Encha uma panela grande com água salgada e deixe ferver. Coloque os nhoques e deixe cozinhar por 3-4 minutos, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e escorra. Sirva imediatamente com o molho de sua preferência.
(Receita do livro: 200 Receitas de Massas Deliciosas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...