quarta-feira, 8 de junho de 2011

De onde vem? - Mão na cumbuca

Mão na cumbuca

“Mão na cumbuca” deu origem a mais de uma expressão. Temos “Foi pego com a mão na cumbuca” usada quando alguém é pegado em flagrante praticando um roubo. “ Meter a mão em cumbuca” é expor-se a um risco sem nenhum resultado prático e com prejuízo certo. Na expressão “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”, o significado é algo assim: uma pessoa experiente, sabida, vivida, não aceita ofertas muito fáceis, não se envolve em assuntos escusos, não se deixa enganar facilmente pelas aparências.
O folclorista mineiro José Vieira Couto de Magalhães (1837-1898) garante que a expressão vem do tupi (macáca tuiué inti omundéo i pó cuiambuca opé), por conta de uma história contada por índios.
Quem quiser caçar um macaco, basta construir um tosco mecanismo utilizando corda e uma cumbuca (cuia). Coloca-se uma espiga de milho na cumbuca amarrada pela corda a uma árvore ou em algum lugar que possa ser vista pelo símio. O bicho vê a espiga, enfia a mão na cuia e segura o milho. Só que ele não consegue retirar a espiga por aquela pequena abertura. E acreditem: ele não larga o milho para se soltar, prefere ficar preso, tentando retirar a espiga da cumbuca. Basta vir o caçador e captura o bicho. O macaco velho vê os mais jovens caírem naquela arapuca e opta por ficar sem o milho, mas totalmente livre.
Nem é preciso ser muito inteligente para não cair naquela armadilha. Só alguém muito bobo vai enfiar a mão naquela cumbuca, contrariando todo bom senso.
O escritor e pesquisador baiano Afrânio Peixoto diz que essa história não é brasileira, que em Portugal já se conhece essa expressão faz tempo.
Câmara Cascudo afirma que essa expressão cultural e seu significado são bem mais antigos, que desde a Roma Antiga e até mesmo na China e Índia se comentava macacos e cumbucas.
Há também quem garanta que a expressão é de origem popular fruto da observação da planta Sapucaia mostrada na foto acima. As amêndoas da sapucaia são muito apreciadas pelos animais silvestres, sendo especialmente aproveitadas pelos macacos que são capazes de alcançar as amêndoas ainda dentro das cumbucas quando elas começam a se abrir lá no alto da árvore. Aliás, um fato curioso envolve esses animais e a fruta, que, por isso, é também conhecida como cumbuca-de-macaco ou marmita-de-macaco.
Segundo conta Pio Corrêa, naturalista e botânico, e vários outros estudiosos, o macaquinho novo, inexperiente, quando se depara com uma sapucaia aberta e cheia de saborosas amêndoas, vai com muita sede ao pote, enfiando a mão na cumbuca para pegar um punhado delas, de uma vez só. Assim, quando tenta retirar a mão lá de dentro, não consegue e se machuca, pois sua mão cheia de amêndoas, por menor que seja, não passa pela estreita abertura da sapucaia. O macaco velho não age assim. Com a sabedoria de quem aprendeu se machucando algumas vezes quando ainda era jovem, ele usa as pontas dos dedos para retirar as amêndoas uma a uma, enquanto vai comendo.
Ao que parece, foi a predileção dos macacos pelos frutos da sapucaia que deu origem ao provérbio: “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”.
Se a origem é imprecisa, uma coisa é certa: uma pessoa com um mínimo de astúcia não se mete com gente e pessoas que possam comprometê-lo. A gente tem que ter muito cuidado com cumbucas, pois o macacaco está certo.
(Fonte: Internet)
Blog: Como a Sapucaia é a árvore símbolo da santa terrinha, lá nem os macacos novinhos costumam meter a mão na cumbuca, quanto mais macaca velha como eu. Um santarritense pode até deixar se passar por tolo, mas é esperto como ele só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...