segunda-feira, 20 de junho de 2011

Minas são muitas - Barroso

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Barroso

Igreja Matriz de Santana (Foto do Miguel)

Região: Campo das Vertentes
Padroeira: Santana
Festa da Padroeira: 26 de Julho

Localização


História

A história do município de Barroso remonta ao século XVIII e está diretamente ligada aos viajantes e desbravadores da região, que percorriam a área em busca de ouro.
Segundo consta, o mais antigo proprietário do que veio a ser o arraial Barroso foi o alferes Joaquim Barroso, que possuía um sítio próximo à antiga Rua da Mina.
A região era ponto de passagem a Tiradentes e São João del-Rei e o alferes Joaquim Barroso oferecia “pouso” aos viajantes que iam às áreas mineradoras à procura de ouro. Viajantes e tropeiros, diziam fazer pouso no "Barroso" ou no "Sítio do Alferes", nascendo daí o nome Barroso que acabou servindo para denominar o município desde seus primórdios até os dias de hoje.
Posteriormente, o terreno do Barroso foi adquirido por Antônio da Costa Nogueira, responsável pela construção da primeira capela de Sant'Ana do Barroso, freguesia da Borda do Campo, por volta de 1729. Em torno dessa capela, elevada a freguesia em 1874, cresceu a povoação. O distrito de Barroso, criado no século XIX, pertenceu sucessivamente, aos municípios de Barbacena, Prados e Tiradentes. Em 1938, com a emancipação de Dores de Campos, o município de Barroso passou a integrar este novo município.
Em torno da capela cresceu a povoação, em 1843 era ali fundada a primeira associação religiosa, dedicada à Nossa Senhora do Rosário.
Até 1920 predominou a fisionomia agrária da comunidade. A partir de então, a extração e o beneficiamento da cal tomou notável incremento. Pouco depois eram instaladas no município duas grandes cerâmicas. O início da atividade industrial repercutiu também na economia tradicional, com o aparecimento de duas fábricas de laticínios e uma serraria.
No dia 12 de dezembro de 1953, após articulações políticas de representantes do município de Barroso, a localidade transformou-se em Município, emancipando-se de Dores de Campos. No dia 1º de janeiro de 1954 foi instalado o município e a Comissão de Emancipação erigiu um obelisco na Praça Gustavo Meireles, como marco da histórica data. O monumento, construído em cimento armado e medalhões de bronze, é a homenagem de gratidão aos componentes da Comissão Emancipadora.
A partir das décadas de 1950, 60 e 70, com o advento da indústria de cimento no município, o município observou um expressivo crescimento, atraindo pessoas de diversas áreas a Barroso, que buscavam oportunidades de emprego. O município passou a ter então, um perfil majoritariamente industrial.

Datas Históricas

1870 – Criado o distrito criado com a denominação de Barroso, subordinado ao município de Tiradentes.
1938 – O distrito de Barroso deixa de pertencer ao município de Tiradentes para ser anexado ao município de Dores de Campos.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de Barroso e desmembrado de Dores de Campos.

O município

Barroso é um município do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo em 2010, sua população é de 19.599 habitantes e tem uma área de 82,07 km².
A localização de Barroso é estratégica; próxima dos corredores de exportação de Santos, Vitória e Rio de Janeiro.
Atrativos naturais: existem vários atrativos naturais em Barroso, cachoeiras, matas, cânions, trilhas, caminhos, rios e lagos de beleza inestimável.
Entre as cachoeiras estão a da Laginha, de incrível beleza em suas águas e no caminho até ela. A cachoeira do Padeiro, a mais alta das quedas do município, de água fria e limpa se encontra entre a mata do Morro da Telha de onde um lindo por do sol pode ser observado.
Nas lavouras, o destaque é para o milho e feijão. Outra atividade bem desenvolvida em Barroso é o artesanato. O município conta com uma cooperativa com mais de 40 artesãos, além de outros particulares, que participam de feiras e trabalhos de qualificação profissional.
Beneficiamento de minerais é a principal atividade econômica, em que sobressai grande fábrica de cimento, que abastece a região e outros Estados, juntamente com indústrias de artefatos de cimento e mineração de quartzo, cerâmica, entre outras.
Nos dias atuais, o desenvolvimento da atividade turística vem se fortalecendo como uma numa nova alternativa à dependência de Barroso da indústria do cimento. Projetos relacionados ao turismo ecológico e de aventura e esportes radicais são atualmente apostas do município que visam não só ao desenvolvimento econômico como também a uma maior qualidade de vida para os cidadãos barrosenses.
(Fontes: http://barrosominas.blogspot.com, Pref. Municipal de Barroso, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...