sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aviso aos navegantes - Chico Buarque

Página com imagens raras e todas as gravações realizadas por Chico Buarque será lançada hoje com exposição e show

No endereço eletrônico de seu "maestro soberano" ( www.jobim.org ) é possível, a partir de hoje, passear por vida e obra de Chico Buarque. O acervo do compositor vem sendo digitalizado desde 2009 pelo Instituto Antonio Carlos Jobim, que lança o trabalho em sua sede, dentro do Jardim Botânico, com a abertura de uma exposição (às 19h) e um show de Miúcha, irmã de Chico, e Paulo Jobim, filho de Tom (às 20h30m).
A página de Chico não exclui seu site oficial , mas procura ir além. Nos 35.712 itens do banco de dados estão as cerca de 600 faixas que constituem a discografia do artista. Elas poderão ser ouvidas. E, na seção Música, num conjunto de 7.916 documentos, estarão também disponíveis as letras do compositor (manuscritas e impressas) e partituras.

Cadernos infantis

A iconografia tem 1.044 itens, incluindo raras fotos, como as dele quando criança e de pessoas de sua família. Quem clicar em Textos terá acesso a um vasto material: 26.152 peças, desde reportagens de todas as fases de sua carreira e roteiros para trabalhos em cinema e teatro até curiosidades como os seus cadernos infantis - entre eles os das histórias em quadrinhos "Chico-Mirim", que desenhava nos tempos de escola.
- Muito do acervo vem do material que o Zeca Buarque, sobrinho de Chico, reuniu para a exposição na Biblioteca Nacional (em 2004, para marcar os 60 anos do artista). E uma tia de Chico tinha muito material de imprensa - conta Paulo Jobim, que dirige o instituto que leva o nome do pai.
Dois setores do acervo ainda não estão abertos para o público em geral: os vídeos, porque dependem de autorizações, e as correspondências, por precaução.
- Não acho que tenha alguma carta cabulosa. E, antes de o material ser enviado para nós, já deve ter havido uma seleção. Mas cartas são coisas pessoais, e sempre pode ter alguém que se incomode com alguma palavra - diz Paulo Jobim, explicando que quem for à sede do instituto poderá requerer uma senha para ter acesso a cartas e vídeos.
O site de Chico, realizado com R$ 200 mil dados pela Vale via lei Rouanet, integra um portal onde já estão os acervos de Tom Jobim - que será reformado -, de Dorival Caymmi e do arquiteto Lúcio Costa. Os próximos, atualmente em processo de digitalização dos acervos, serão Gilberto Gil e Milton Nascimento. E Paulo Jobim também sonha com Edu Lobo e Vinicius de Moraes. A obra deste foi tema de um dos cancioneiros (volumes de partituras, também com textos e fotos) publicados pelo instituto - os outros foram de Tom e Chico.
Parcerias dos dois, como "Eu te amo" e "Sabiá", estão no repertório de hoje, na parte em que Paulo Jobim tocará com seu quarteto. Miúcha interpretará outras de Chico ao lado de seus músicos, e haverá momentos em comum.
Com curadoria de Elianne Jobim, também filha de Tom, design de Elianne e Renata Ratto e arquitetura de Andres Neumann, a exposição, que ficará três meses em cartaz (de terça-feira a domingo, das 10h às 17h), é uma amostra do que há no site, com fotos ampliadas e um grande painel cronológico da vida do artista.
O lançamento do acervo esquenta a expectativa pelo novo CD de Chico, que chegará às lojas em 20 de julho. Na próxima segunda-feira começa a pré-venda do disco no site www.chicobastidores.com.br. Quem comprar terá acesso a vídeos com detalhes das gravações e clipes das músicas. No momento em Paris, Chico não deve dar entrevistas para divulgar o trabalho, lançado pela Biscoito Fino.
(Fonte: Luíz Fernando Vianna – O Globo em 17/06/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...