sexta-feira, 17 de junho de 2011

Minas são muitas - Cataguases

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Cataguases

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Santa Rita de Cássia
Festa da Padroeira: 22 de Maio

Localização


História

Consta que em 1809 ou 1810, vários padres atraídos pelas notícias da existência de diamantes no local, aportaram no Rio Pomba em um ponto que passou então a ser chamado de 'Porto dos Diamantes". Em consequência, ali se formou um pequeno núcleo populacional, constituído por alguns brancos e várias aldeias de índios coroados, carapós e puris.
No ano de 1828, mais precisamente em 26 de maio, o francês Guido Tomaz Marlière, Coronel comandante das divisões militares do Rio Doce e diretor dos Índios e Inspetor da Estrada de Minas aos Campos de Goitacazes, chegou a esse lugar onde viviam alguns habitantes e estava aquartelada a 3ª Divisão Militar. Alguns moradores, entre eles o sargento de ordenanças Henrique José de Azevedo, alferes comandante desta região, fez a Marlière a doação de um terreno, com a finalidade de erguer uma capela consagrada a Santa Rita de Cássia, conforme mandava as exigências eclesiásticas para a construção de templo religioso.
O novo povoado se formou rapidamente, tendo seu nome mudado para Meia Pataca, e, no começo, era frequentado, por um ajuntamento de garimpeiros e caçadores, além de eventuais tropeiros.
Em 1851, o povoado é elevado à categoria de freguesia de Santa Rita do Meia Pataca e anexado à freguesia de São Januário de Ubá. Em 1854, seus domínios são transferidos para o município de Leopoldina. Nessa época, veio ali se estabelecer com a família, em um latifúndio de 3.000 alqueires, o Major Joaquim Viera da Silva Pinto, um dos patriarcas da cidade, que funda a Fazenda do Glória.
Com a inauguração, ao final da década de 1870, do ramal da Estrada de Ferro Leopoldina, inaugura-se um período de prosperidade para a região. Os vagões substituíram as antigas tropas de mulas e a comunidade passou a sofrer influência direta da cultura litorânea. Os trilhos da Estrada de Ferro provocaram uma verdadeira revolução na economia cafeeira.
Meia Pataca é elevada à vila com o nome de Cataguases, em 1875. A nova denominação foi sugerida pelo Cel. José Vieira de Resende, porque sempre se lembrava do rio Cataguases que banhava as terras da fazenda onde nascera no município de Prados. O vocábulo cataguases é indígena, sendo a tradução mais aceita a de Diogo de Vasconcelos que significa "Gente Boa".
A instalação do município se fez em 1877, dando início ao desenvolvimento da cidade.
O declínio do setor cafeeiro em Cataguases alterou o aspecto da cidade transformada em uma frente manufatureira. È criada a CFTC, Companhia Força e Luz Cataguazes - Leopoldina.
Em 1905, dá-se o início da construção do edifício da fábrica de tecidos e, um ano após, inaugurava-se as instalações com 20 teares importados da Inglaterra, com produção mensal de cerca de 15 mil metros de tecido.
Em 1911, a empresa têxtil muda de controle acionário, passando a se chamar "M. Ignácio Peixoto", sob o comando do imigrante português Manuel Ignácio Peixoto, que direcionou a aplicação de capitais vinculados à agricultura para o setor industrial, permitindo a Cataguases o seu desenvolvimento naquele momento.

Origem do Nome

Quanto ao outro topônimo, “Meia Pataca”, afirma-se que, por volta de 1800, vários aventureiros, explorando a região Sudeste de Minas, acharam um “rio”, do qual extraíram meia pataca de ouro, dando ao curso d’água a denominação que, mais tarde, foi também adotada para a povoação erguida em sua margem.
A denominação Cataguases causa controvérsias quanto ao verdadeiro sentido: uns alegam ser o nome escolhido por José Vieira em homenagem ao riacho que banhava a fazenda do Bom Retiro, onde ele passara sua meninice, antes de vir para o latifúndio do Meia Pataca.
O vocábulo “Cataguases” é indígena e sua tradução mais aceita é “Gente Boa”, sendo sua forma original “catu-auá”. Há também a tradução por “terra das lagoas tortas” e “povo que mora no país das matas”. O que é certo, no entanto, é que o vocábulo servia, originalmente, para denominar uma tribo indígena que vivia na região. Todo o sertão aurífero foi, de começo, denominado sertão dos Catu-auá, ou como dizem os brancos, Cataguases, nome que se generalizou para todo o sertão ao norte da Mantiqueira.

Datas Históricas

1851 – Criado o distrito, com a denominação de Santa Rita de Meia Pataca.
1875 - Santa Rita de Meia Pataca é elevado à categoria de vila com a denominação de Cataguazes, desmembrado dos municípios de Leopoldina, Muriaé (ex-São Paulo do Muriaé) e Ubá.
1881 - Elevada à categoria de cidade com a denominação de Cataguazes.
1938 - Elevado á categoria de município.
1948 – O município de Cataguazes teve sua grafia alterada para Cataguases.

O município

Cataguases é um município do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado de 2010, sua população é de 69.757 habitantes e está situado em área de 491,76 km2.
Sua atividade econômica está situada, fundamentalmente, no setor industrial e no campo produz arroz, milho e feijão, atuando ainda na pecuária leiteira e avicultura.
Terra de muitas tradições culturais, principalmente literárias, lá nasceu o famoso cineasta Humberto Mauro, sendo conhecida como berço do cinema brasileiro. Outra marca é a famosa Revista Verde, que foi presença forte na Literatura dos primeiros anos do Modernismo.
Cataguases esteve à frente no Movimento Moderno de arquitetura na década de 1940, que levou à cidade diversos arquitetos e artistas modernos para desenhar uma nova estética e consequente mentalidade para a cidade. Importantes nomes como Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx deixaram seus traços na cidade.
Atualmente, Cataguases mantém o perfil de cidade do cinema realizando anualmente o Festival Ver e Fazer Filmes, que conta com a participação de produtores convidados de várias partes do país e até do exterior para a produção e exibição de curtas.
(Fontes: http://www.cataguasesviva.com, http://www.cataguases.com.br,
IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...