terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Santa Rita é notícia - Empresa mineira desenvolve equipamento para racionalizar banho com chuveiro elétrico

Para contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa e abrir novos mercados, a KL Telecom, empresa mineira de telecomunicações sem fio, criou uma divisão de produtos inovadores, que este ano lançou um equipamento que reduz o uso de água e de eletricidade na hora do banho.
Com testes que comprovam uma redução o consumo de água e eletricidade nos ubíquos chuveiros elétricos, que são responsáveis por cerca de 30% das contas de luz nas residências. Conhecido como Ecoshower, o dispositivo já atraiu o interesses das concessionárias de energia que tem, por obrigação legal, que investir em eficiência energética e precisam reduzir o risco dos picos de consumo causados pelo uso dos chuveiros.
"Nós nos reorganizamos, revimos missão e a visão da empresa, desenvolvemos princípios de responsabilidade social e queremos deixar o Eco Shower como o produto principal da empresa", disse Cláudio Orlandi Lasso à Revista Sustentabilidade, proprietário da empresa e desenvolvedor do produto.
O equipamento foi desenvolvido em 1986 quando Lasso ainda era aluno na faculdade de engenharia do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), no sul de Minas Gerais. Anos depois, em 1993, a faculdade ajudou no desenvolvimento do produto ao abrigar KL Telecom na sua incubadora.
"Nos anos 80, nós apresentamos a ideia na Fetin, a feira tecnológica da Inatel, só que, na época, os componentes necessários ainda eram muito grandes para montar um produto comercializável", lembrou.
Mas Lasso não abandonou o projeto, e 22 anos depois, contando com o avanço tecnológico no setor eletroeletrônico, o engenheiro conseguiu um design mais comercial, visando facilidade de instalação e a obtenção de resultados concretos como economia superior a 40% nas contas de eletricidade e uma economia de usa de água razoável.
IDEIA SIMPLES
Tudo começou com a observação que os modelos de chuveiro elétricos comercializados no Brasil tem mais de quatro décadas e, de tão simples, forçam os usuário a reduzir ou aumentar o fluxo de água na torneira para obter uma temperatura adequada.
"O chuveiro elétrico convencional tem três posições básicas de temperatura: desligado, morno e quente", disse o inventor. "Mas no inverno as pessoas colocam na posição quente e geralmente a água fica muito quente, de forma que o usuário tem que abrir mais o registro para resfriar a água que esquentou demais, gastando mais água e energia que o necessário. No verão é a mesma coisa, mas as pessoas deixam no morno e abrem bastante a torneira para resfriar."
De acordo com Lasso, o EcoShower possibilita o ajuste da temperatura automaticamente, evitando a metodologia empírica de acerto e erro para obter uma temperatura razoável para a água do banho.
Testes pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), comprovaram uma economia maior que 40% para uma residência de quatro pessoas, que tomem em média um banho por dia, elevando a temperatura de 27ºC para 39ºC e com duração de 12 minutos.
Os testes foram feitos utilizando um chuveiro elétrico comercial da marca Lorenzetti, modelo Belo Banho, com tensão de 220 V e potência de 5.500 W, porém pode ser utilizado em qualquer chuveiro que já esteja instalado, com tensão de 110 V ou 220 V.
Segundo Lasso, o aparelho proporciona outras vantagens, como a extensão da vida útil do aparelho e da resistência, o que gera não só uma economia no bolso do usuário mas tem reflexo positivo para o meio ambiente pois gera menos resíduos de resistência queimadas ou chuveiros inteiros descartados.
Lasso não quis divulgar o quanto investiu na pesquisa e desenvolvimento do projeto e nem na montagem da fábrica, localizada em Santa Rita do Sapucaí (MG), que tem capacidade de 7 mil unidades do equipamento por mês e começou a comercializar em 2009.
Enquanto aguarda a conclusão do processo de patenteamento do Ecoshower, Lasso já desenvolveu modelos que levam em conta a acessibilidade para pessoas de baixa estatura, idosos e cadeirantes, que normalmente não alcançam a chave de temperatura dos chuveiros elétricos.
"Nós desenvolvemos a haste estendida, de 50cm, que permite que o usuário controle a temperatura mesmo que esteja sentado, com segurança e conforto", disse o inventor.
Com a concretização de seu sonho de desenvolver o primeiro produto com um viés de redução do impacto ambiental no dia-a-dia das pessoas, Lasso agora considera reestrutrar a KLTelecom para bem concentrar seus esforços.
(Fernanda Dalla Costa - Revista Sustentabilidade em 01/12/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...