Verão começa nesta terça-feira com previsão de ser menos chuvoso que o anterior
O verão começa oficialmente às 21h38 desta terça-feira e deve ser menos chuvoso do que o anterior, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura de São Paulo.
O último verão foi marcado por um alto volume de chuvas e grandes enchentes em todo o país, como as que atingiram Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Janeiro de 2010 foi o mês mais chuvoso da década na cidade de São Paulo, acumulando 461,3 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado), que corresponde a quase o dobro do previsto para o mês (239 mm).
A estação sofreu a influência do fenômeno El Niño (aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico), em que a região Sul do país recebe mais umidade vinda da Amazônia. Em condições especiais, essa umidade pode seguir também para São Paulo.
Este ano a estação deverá sofrer a influência do fenônemo La Niña, que promove o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Os dias devem ser chuvosos, úmidos e com temperaturas mais amenas.
Na maior parte do Sudeste e na cidade de São Paulo deve chover dentro da média, com pequenos desvios para cima ou para baixo.
Frentes frias tendem a agir com mais frequência na região Sudeste. Podem ocorrer também eventuais ondas de frio, principalmente no Sul do país.
(Fonte: Folha de São Paulo em 21/12/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.