10 dicas para fazer compras online em segurança
A Check Point, especializada em segurança de redes corporativas, divulgou uma lista de 10 recomendações para fazer compras online neste fim de ano sem passar por dores de cabeça com a questão da segurança.
Reproduzimos as recomendações aqui:
"1: Sempre acesse o website legítimo da companhia digitando diretamente o endereço em uma barra nova de navegação.
2: Ter cuidado com qualquer email que afirme ser uma empresa, mesmo que mencione informações que levem a acreditar na legitimidade dos dados. Os golpes de phishing normalmente são enviados para o email ou por sistemas de mensagem instantânea. É aconselhável não abrir nenhum link de acesso que não seja familiar.
3: Não inserir informações pessoais em telas de poup-up ou em um novo website. Por meio de um poup-up ou de uma nova página, os criminosos podem roubar dados pessoais. É importante durante a navegação se o endereço na tela do website segue sendo o original.
4: Ter um software antiphishing confiável com firewall habilitado para bloquear automaticamente sites suspeitos.
5: Navegar apenas em websites que sejam assegurados com SSL (Protocolo de Conexão Segura, que proporciona autenticação e privacidade por meio de criptografia). Os sites que levam SSL mostram um ícone em forma de cadeado na parte inferior direita da tela. Uma URL deve começar com https://.
6: Manter sempre atualizados todos os programas instalados e os sistemas operacionais com os últimos patches de segurança.
7: Nas operações de compra online utilize cartão de crédito no lugar de cartão de débito. O cartão de crédito é mais seguro para operações desta natureza, principalmente por que em caso de furto, o consumidor tem condições de avisar em tempo e não é responsabilizado em caso de operações indevidas.
8: Ter uma senha segura para as contas utilizadas na realização de compras online. Para criar uma chave complexa é preciso mesclar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como * ou #. A senha deve ter, no mínimo, oito caracteres.
9: Ter cuidado com "scareware" (golpes que causam choque, ansiedade ou percepção de uma ameaça). É aconselhável nunca responda a uma oferta inesperada de software de segurança em um poup-up ou bolha que informe que o computador está em risco.
10: Em caso de cobrança indevida e fraudulenta é importante contatar a instituição bancária imediatamente e reportar a fraude para as autoridades."
(Fonte: O Globo em 17/12/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.