quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dez dicas para serem levadas a sério em 2011

Dez dicas para serem levadas a sério em 2011

Profissionais de saúde listam hábitos que podem fazer a diferença

O ano de 2011 está aí e, com ele, as infindáveis promessas de mudanças de comportamento. Fazer mais exercícios físicos, começar a prometida dieta, guardar dinheiro... Vale tudo para ter aquela sensação de que “tudo pode mudar” com o ano que começa.
Entre os desejos mais típicos das pessoas, um grupo de profissionais listou 10 pequenas mudanças na rotina que todo mundo deveria priorizar para ter uma vida mais saudável. São pequenas atitudes que, segundo eles, fazem a diferença.
Mas atenção: para produzirem efeitos, elas precisam ser incorporadas no dia-a-dia. Não vale, portanto, prometer mudar no ano-novo e, na semana seguinte, voltar aos velhos hábitos.

Confira as dicas:

Mexa-se - Ninguém precisa ser maratonista para dar mais força ao corpo, mas é importante adotar uma rotina de exercícios físicos que previna os problemas advindos do sedentarismo. Segundo a diretora do Centro de Atividade Física da Tufts University, nos Estados Unidos, o ideal é adotar exercícios de baixar e levantar dois minutos por dia, diariamente. A atividade física não precisa ser de alto impacto, mas é importante que seja regular.

Beba vinho tinto - Ingerido com parcimônia (um cálice por dia), o vinho tinto é um poderoso aliado contra as doenças do coração. Segundo a doutora Dana King, a ingestão da bebida reduz em até 68% as chances de sofrer um infarto, além de prevenir contra a hipertensão, doenças hepáticas e câncer de mama.

Coma alimentos ricos em cálcio - Peixes, queijos, amêndoas, iogurtes, leite, espinafre, entre outros alimentos, são ótimas fontes de cálcio. Segundo a reumatologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo, Maria Cecília Anaute, o nutriente que fortalece os ossos, dentes, além de ajudar nas contrações musculares e transmissão de estímulos nervosos.

Cuidado com o salto alto - Esta é para as mulheres. Segundo o ortopedista Lafayette Lage, usar um sapato de salto alto que concentra o peso do corpo na ponta dos pés acelera o surgimento de dores nas costas ou pode causar fraturas pós-estresse. Além disso, são freqüentes as torções ou quedas causados por calçados muito altos. Prefira os saltos menores, que distribuem melhor o peso do corpo sobre os pés.

Use protetor labial - Usar filtro solar já é um hábito das pessoas bem-informadas, mas você sabia que os lábios precisam de uma proteção especial? A dermatologista Christine Brown, da Universidade de Dallas, alerta que, quando o câncer de pele ocorre no lábio inferior, costuma ser mais agressivo. Por isso, é importante usar um produto com fator de proteção mais forte na boca.

Aventure-se na dieta do Mediterrâneo - A dieta dos países da região mediterrânea, como a Grécia e a Itália, virou mania mundial depois que cientistas descobriram seus poderosos efeitos. Segundo eles, a alimentação, que combina vegetais, legumes, azeite, peixes, cereais integrais e queijos magros aumenta a longevidade. “Associada com exercícios moderados, como caminhadas diárias, é uma grande aliada no processo de recuperação da saúde”, diz a médica Silvana Chedid, especialista em Reprodução Humana.

Mantenha o estresse sob controle - Doenças periodontais, dores faciais, dor na mandíbula, herpes labial, bruxismo, dor de cabeça e até mesmo insônia são sinais do organismo de que os problemas estão tomando proporção acima da aconselhável na vida. Segundo o dentista Marcelo Rezende, a boca denuncia o temperamento das pessoas.

Ria mais - Você sabia que pessoas que riem mais e sofrem menos estresse liberam menores quantidades de cortisol no organismo, substância que atua no desenvolvimento da hipertensão e da arteriosclerose – doenças responsáveis pela maioria das mortes em todo o mundo? O alerta é do cardiologista Otávio Eluf Gebara. Então, descomplique a vida e divirta-se mais. É para o seu próprio bem.

Proteja-se do sol - O envelhecimento precoce não é o único efeito que o excesso de exposição ao sol provoca na pele. Segundo o cirurgião plástico Robert Jan Bloch, procedimentos estéticos ficam comprometidos quando as pessoas não se protegem da radiação solar, além de aumentar os riscos de câncer de pele.

Cuide bem do seu dinheiro - Acredite, mas bolso vazio é porta de entrada para diversas doenças, como gripes, resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos, gástricos, entre outros. O psicólogo Luiz Gonzaga explica que, em muitos casos, os problemas financeiros acabam tento reflexo no corpo. Organize suas finanças para que, no final do mês, sempre sobre mais dinheiro do que você ganhe.
(Fonte: Alexandre Vaz – Portal Uai em 10/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...