terça-feira, 24 de maio de 2011

Minas são muitas - Cachoeira de Minas

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Cachoeira de Minas

Igreja Matriz de São João Batista

Região: Sul
Padroeiro: São João Batista
Festa do Padroeiro: 24 de Junho

Localização

História

As destemidas incursões dos bandeirantes, aprofundando-se pelos sertões das Gerais, vieram beneficiar, também, a região do Planalto Mineiro onde está plantado o município. A ocupação do território ocorreu somente por volta de 1853, quando Inácio da Costa Rezende, natural do município de Turvo, hoje Andrelândia, e sua esposa Rosa Maria, passando a explorar a Fazenda Cachoeira de sua propriedade, doaram terrenos para a construção de uma capela, atraídos que estavam pela fertilidade do solo, beleza da paisagem e piscosidade do Rio Sapucaí-Mirim. Á margem direita deste rio se erigiu a capela dedicada a São João Batista, nascendo a povoação com o nome de São João Batista das Cachoeiras.
Em 1º de janeiro de 1854, inaugura-se a capela construída pelos fundadores, Inácio Rezende e Rosa Maria, com a celebração da primeira missa pelo cônego João Dias de Quadros Aranha. A exploração agrícola assumiu, então, o comando da economia da comunidade que se desenvolveu consideravelmente.
O topônimo inicial, São João Batista das Cachoeiras, originou-se do Santo Padroeiro da primeira capela, e de quedas d'água existentes no Rio Sapucaí-Mirim que banha a cidade. Posteriormente o nome foi mudado para Cachoeira de Minas.

Datas Históricas

1832 – Criado o distrito de São João Batista das Cachoeiras
1923 – Desmembrada de Paraisópolis e elevada à vila
1924 – Instala-se a vila de Cachoeiras
1943 - O município de Cachoeiras passou a denominar-se Catadupas
1948 – Recebe o nome de Cachoeira de Minas

O município

A população estimada em 2010 é de 11.034 habitantes. A área do município é de 305.420 km².
Possui uma estrutura típica de "cidade de interior": ruas pavimentadas com paralelepípedos, algumas casas antigas, uma praça central onde fica a Igreja Matriz, um clube literário e recreativo, pequenos comércios e poucos prédios. A população é bastante receptiva.
As atividades econômicas mais importantes no município são a agropecuária, cafeicultura. Por ser uma cidade com poucos habitantes, Cachoeira de Minas possui poucas indústrias. Há fábricas de polvilho, confecção de roupas e uma indústria de fios e cabos elétricos. O artesanato é fonte de renda complementar para algumas pessoas, oferece móveis e artefatos de cana-da-índia e peças de crochê, vendidos para outros centros consumidores. A cidade também produz mandioca que serve como matéria prima do polvilho na cidade vizinha de Conceição dos Ouros.
Cachoeira de Minas realiza, anualmente, a Festa da Fogueira de São Pedro, considerada a maior fogueira do Brasil.
A Fogueira de São Pedro é uma manifestação cultural grandiosa, representando a cultura, o folclore e a religiosidade do município.
A história da Fogueira teve início no final da década de 60, quando o mascate "Pedro da Colodina", que sofria de grave enfermidade, ao ver uma graça atendida, passou então a erguer uma fogueira em homenagem a São Pedro. A festa virou tradição e, mesmo após a morte de seu fundador, continuou sendo realizada pelos moradores da cidade.
Ano a ano, a Fogueira de São Pedro foi ganhando altura, chegando a incríveis 50 metros. Atualmente, em razão de segurança, sua altura fica em torno de 38 metros. É considerada a maior fogueira (cheia de lenha) do Brasil.
A Festa da Fogueira de São Pedro acontece sempre em data próxima ao dia de São Pedro, 29 de junho. Neste ano de 2011, a festa será realizada nos dias 1 e 2 de julho.
A tradição da festa é extremamente peculiar. Alguns dias antes do Acender da Fogueira, um desfile de carros-de-boi leva a lenha que será colocada na fogueira. Durante a festa, são distribuídos diversos quitutes juninos. Há ainda um encontro regional de quadrilhas, além de apresentações e shows musicais. A festa acontece no Pátio da Fogueira e reúne, na noite do Acender, mais de 10 mil pessoas.
No dia 24 de junho, dia de São João Batista, o Padroeiro, a cidade fica em festa.
Também situado no município de Cachoeira de Minas, a cachoeira da Usina que esta dentro do distrito do Itaim é um dos locais mais visitados, esbanjando beleza rica em fauna e flora.
(Fonte: Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...