quarta-feira, 25 de maio de 2011

Minas são muitas - Brazópolis

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Brazópolis

Igreja Matriz de São Caetano de Tiene

Região: Sul
Padroeiro: São Caetano de Tiene
Festa do Padroeiro: 7 de Agosto

Localização

História

A história de Brazópolis se iniciou quando fazendeiros mineiros, da região do Rio Verde, adquiriram terras junto à contratores da Mantiqueira; entre eles, o Alferes Antônio Dias Pereira que comprou parte da antiga fazenda do Bom Sucesso de Inácio Caetano Vieira de Carvalho, onde hoje existe o Bairro Bom Sucesso.
Em 1810, o então vigário de Soledade de Itajubá, Delfim Moreira, veio tomar posse desta região em nome do bispo de São Paulo. Levantou um Cruzeiro no Morro do João Bernardes, onde hoje existe o distrito de Estação Dias. Deu a bênção, celebrou Missa e fez um assento de posse fato que foi confirmado, mais tarde, em 1813, por documentos da Arquidiocese de São Paulo.
Para lá desse lugar, havia a antiga Fazenda da Lage, onde o Pe. Atanásio Rodrigues atendia os moradores em sua capela.
Nessa ocasião, o Pe. Lourenço dava início ao povoado da Boa Vista do Sapucaí, hoje Itajubá. Os moradores de toda região o apoiaram e ajudaram nesse projeto, e participaram dos princípios da nova povoação.
Os fazendeiros e agregados da Vargem Grande, no entanto, pretendiam ter uma capela, onde mais facilmente pudessem ter assistência religiosa. Para isso, foi exigida a doação de um terreno, para a formação do patrimônio da capela. D. Ana Chaves e demais filhos de Francisco Dias Chaves fizeram a doação de 30 alqueires, na colina que se erguia à margem do Ribeirão da Vargem Grande. Aí foi construída a primeira capela, bem rústica, dedicada à Sant'Ana, primeira padroeira do lugar. Isso foi em 1838.
Mais Tarde, pela Lei Provincial nº364 de 30/09/1848, foi criado o Distrito e a Capela Curada. Sendo necessário construir a nova capela, cujo capelão seria o Pe. Atanásio, o Tenente Coronel Caetano Ferreira da Costa ofereceu recursos para a capela, mas exigiu que trocasse o padroeiro, mudando-o de Sant'Ana para São Caetano de Tiene. Fez vir, de Portugal, a imagem que ainda hoje se encontra no altar-mor da atual igreja Matriz. Desde então, a povoação passou a chamar-se São Caetano da Vargem Grande, conforme consta em antigos mapas e documentos.
Em 1909 o povoado passou a chamar-se "Vila Braz" e finalmente, em 1926, para homenagear o Cel. Francisco Braz Pereira Gomes, pai do Presidente da República Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, passou a denominar-se Brazópolis.
(Fonte: Livro 100 anos de Brazópolis)

Brazópolis ou Brasópolis?

Existe uma polêmica sobre a grafia correta do nome da cidade.
Em 07/09/1923, pela Lei Estadual nº 843, a vila passou a cidade, com o nome de BRAZÓPOLIS, com "Z". Entretanto, pouco depois de 1950, alguns órgãos federais e estaduais passaram a grafar o nome de Brazópolis com "s", sem que houvesse uma lei específica, para este fim, da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a quem compete a alteração do nome das cidades mineiras. Mesmo a Assembléia Mineira, para alterar o nome de uma cidade, necessita que no corpo da lei esteja claramente definido que: "o topônimo de Brazópolis passa para Brasópolis", o que não aconteceu até hoje. Sendo assim, o nome oficial de Brazópolis é com "z". A alegação de que o nome deveria atender à regra ortográfica, de caráter federal, onde a letra com som de "z" entre duas vogais deve ser grafada com "s", não é de aplicação automática em nome de cidade, visto que caberia à Assembléia Legislativa aplicar tal regra se assim achasse cabível. A cidade não seria a única a não seguir tal regra visto que existe, pelo menos, uma cidade no Estado do Paraná, com nome parecido, Borrazópolis, em homenagem ao Dr. José Borraz, que sempre foi grafado com "z". A Câmara Municipal de Brazópolis votou leis referentes a este assunto, mas como a competência é da Assembléia Legislativa, as mesmas só tiveram o caráter psicológico junto a seus munícipes, prevalecendo o nome oficial de BRAZÓPOLIS.

Blog: Já postei uma curiosidade a respeito do nome do Cel. Francisco Braz Pereira Gomes aqui.

Datas Históricas

1848 – Criado o distrito com a denominação de São Caetano da Vargem Grande.
1901- Elevado à categoria de vila com a denominação de São Caetano da Vargem Grande.
1909 - Passa a chamar-se Vila Braz.
1923 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Brazópolis.

O município

Brazópolis é um município do estado de Minas Gerais, na microrregião de Itajubá. Sua população estimada em 2010 era de 14.661 habitantes. A área é de 366,68 km².
Com uma economia voltada para a agropecuária, a banana vem se destacando, especificamente a banana prata, com percentual de 27 a 30% de teor de açúcar no fruto.
Do tronco da bananeira, são extraídas as fibras, que, depois de processadas, incrementam o artesanato e a renda familiar. Os objetos de arte e decoração feitos com fibras de bananeira vêm sendo comercializados com sucesso. Além disso, na cidade existe o Observatório Nacional de Astrofísica, que, além de ser um dos símbolos da cidade, é um ponto turístico, sendo visitado por pessoas de diversos lugares.
Entre outros fatos é digno de citação um acordo assinado, em 30 de março de 1887, pelos proprietários de terra, que tornou extinta a escravidão na Paróquia de Brazópolis, portanto, um ano antes que a Princesa Redentora assinasse a Lei Áurea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...