terça-feira, 17 de maio de 2011

Você sabia? - Dia Mundial da Internet

Dia Mundial da Internet

Hoje, a Internet é o meio de comunicação mais ágil à disposição das pessoas. Notícias em tempo real, previsão do tempo, envio de mensagens, entretenimento. Texto, áudio, vídeo. Milhares de sites. Milhões de usuários no mundo inteiro. Hoje, 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet, data estabelecida pela ONU.
A Internet tem sua origem na Guerra Fria – ela é conseqüência de um projeto da agência norte-americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency), com apoio do Pentágono. O objetivo desse projeto, que foi denominado Aparnet (a atual Internet), era criar um canal de comunicação que não fosse centralizado e vulnerável no caso de um ataque nuclear.
Se ocorresse uma obstrução de um nó na rede, esse sistema deveria permitir que os pacotes de informação procurassem outro nó disponível e, assim, progressivamente durante o percurso da rede de informação. Em 1972, esse sistema já contava com 37 estações, e foi colocado à disposição de pesquisadores, que passaram a utilizá-lo para trocar informações sobre trabalho, colaborar em projetos e simplesmente para conversar (origem dos chats). Assim também surgiu o endereço eletrônico (e-mail). Mas foi apenas em 1989 que a rede ficou conhecida oficialmente como Internet e, em 1993, passou a ser explorada comercialmente de várias formas, como no fornecimento de serviços.
Já no Brasil, a Internet teve seu passo inicial em 1989, com a criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A RNP tinha o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional de âmbito acadêmico e disseminar o uso de redes no país. Paralelo a isso, a RNP dedicou-se à divulgação dos serviços Internet à comunidade acadêmica, estimulando a formação de uma consciência sobre a importância estratégica para o país. Em 1995, iniciou-se a abertura da Internet comercial nacionalmente e a RNP estendeu seus serviços de acesso a todos os setores da sociedade, oferecendo apoio à consolidação da Internet comercial no Brasil.
Estar na Internet hoje é essencial num mundo cada vez mais conectado e dependente dos serviços online. Vale aqui o velho ditado: quem não é visto, não é lembrado.
(Fonte: Laura Peruchi Mezari em http://www.baguete.com.br/artigosDetalhes.php?id=518)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...