quarta-feira, 4 de maio de 2011

De onde vem? - OK

OK

A sigla OK, bastante utilizada pelos norte-americanos e incorporada no Brasil, tem as seguintes traduções: certo, correto e aprovado. Mas, você sabe a origem da expressão?
OK, vou explicar...
Quando você concorda com alguém e diz “óquei” provavelmente não imagina que, por trás dessa combinação de apenas duas letrinhas, há explicações diversas e não muito simples. Escolha a que melhor lhe agradar.

1 - A primeira vez que o termo apareceu na imprensa foi num jornal de Boston, nos Estados Unidos, em 1838. A frase nasceu da expressão all (tudo) correct (correto). Só que, em vez de AC, os habitantes de Boston preferiam OK, de oll korrect, uma gíria usada para dizer a mesma coisa. Segundo John Milton, professor de Língua Inglesa da Universidade de São Paulo, “a intenção era não confundir com a sigla AC, de alternating current (corrente alternada)”.

2 - A sigla teria começado a ser usada na Guerra de Secessão dos Estados Unidos (1861-1865). Quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed" (nenhum morto), expressando sua grande satisfação. Com o tempo, o ZERO "0" acabou virando a letra "O" e daí se deu a origem da palavra OK.
Este mesmo sistema supostamente foi usado também durante a Guerra do Vietnã, tornando-se sinônimo de uma coisa boa, afinal não havia vítimas no combate.

3 - Uma explicação sugere que OK teria vindo da inversão de KO (knock out, isto é, “nocaute”): assim como KO, que originalmente designa a derrota do boxeador,que beija a lona, desmaiado, o seu oposto OK designaria a vitória.

4 - Outra hipótese relaciona a popularização da expressão às iniciais da cidade Old Kinderhook. Lá nasceu Martin von Buren, candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos. Durante a campanha, ele adotou as duas letrinhas como slogan para dizer que tudo iria bem com ele. E ficou mesmo tudo OK com Martin von Buren, que venceu as eleições e foi presidente entre 1837 e 1841.

5 - Outra teoria afirma que na época da escravatura nos EUA, quando nos campos de algodão do sul, os escravos apresentavam-se com o seu carregamento diante o capataz, este lhes dava, em francês (muitas regiões do sul dos EUA falavam francês na época), o visto favorável com a expressão "Au quai" que significa "ao cais (de carga)",e,falado pelo não-franceses errado como Oll Kway.

6 – Há a explicação de que seria uma tentativa dos norte-americanos, no século XVIII, de imitar a pronúncia francesa de um excelente rum, o Aux Cayes, (“no cais”). Produzida na então colônia francesa do Haiti, a bebida era tão saborosa que os consumidores, satisfeitos, aplicavam seu nome a qualquer coisa considerada boa e perfeita.

7 - Outra teoria indica que OK pode ter uma origem africana e que foi trazido para os EUA pelos escravos provenientes daquele continente, o que deriva da forma de afirmação latina hoc ille ou do occitano oc que significa "sim".

8 - Também se acha que provem de okeh que na língua nativa americana Choctaw significava "sim". A sigla teria, portanto, uma origem indígena.

9 - Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que quer dizer "tudo está correto", cuja origem provavelmente remonta à expressão Oll klor do baixo alemão.

10 - Devido ao fato de que à temperatura de zero kelvin (zero absoluto), que corresponde a -273,0°C, cuja simbologia é 0 K, as moléculas possuírem grau de agitação mínimo, praticamente sem contato, atrito, houve uma comparação com um estado de tranquilidade.

Hoje, OK é provavelmente a mais conhecida expressão de origem americana que percorre o mundo. OK?

Curiosidade - Uma curiosidade a respeito da expressão OK é que ela teria sido a primeira palavra proferida na lua. Se Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra, o astronauta Edwin Aldrin pode se gabar de ser o pioneiro a expressar-se verbalmente por lá, pouco depois do pouso do Módulo Lunar Eagle, da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969. Qual foi a primeira palavra que ele disse? OK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...