sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Santa Rita é notícia - TV digital chega ao Sul de Minas

A TV digital chegará em breve ao Sul de Minas. Duas emissoras de televisão de Varginha, incluindo a TV Alterosa, receberam a autorização do Ministério das Comunicações para começarem a transmitir o sinal digital na cidade. A mudança promete melhorar a imagem e som durante as transmissões e futuramente a promover a interatividade entre o telespectador e a programação televisiva.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve quinta-feira pela manhã na cidade para participar da solenidade das assinaturas dos termos de consignação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). As duas emissoras terão seis meses para apresentar o projeto de instalação da estação transmissora com tecnologia digital e um ano para se adaptar ao novo sistema. Durante o evento, o senador destacou os testes experimentais de interatividade que foram feitos há seis meses pela TV Alterosa em Belo Horizonte e a importância da região quanto a produção de equipamentos para TV digital.
“Estamos concedendo os canais digitais para as emissoras e com isso abrimos o caminho para nos próximos meses estarmos em condição de começarmos a implantação do sistema. No mês de setembro, há a possibilidade do sinal digital já começar a funcionar na cidade e futuramente em outros municípios sulmineiros”, afirmou o ministro.
No Sul de Minas, Santa Rita do Sapucaí se destaca como pólo de tecnologia. Na cidade funciona a Linear Equipamentos Eletrônicos S/A, única empresa no país que produz transmissores de televisão digital. Há 33 anos no mercado, a instituição tem produzido os aparelhos para vários países, inclusive os Estados Unidos.
O proprietário, Carlos Fructuoso, comentou que as exportações para os Estados Unidos, onde o sistema digital já está sendo adotado, têm sido superior às vendas no Brasil em mais de 500%. Em 2009, no período de crise mundial econômica, a empresa que já empregava 300 funcionários contratou mais 30 e este ano, como o aumento da demanda, a oferta de emprego na indústria deve dobrar.
Fructuoso e o ministro Hélio Costa estiveram na quarta feira em Montevidéu, no Uruguai, para propor a conversão para o sistema digital brasileiro. “O Uruguai e a Colômbia foram os únicos países da América do Sul que ainda não adotaram o sistema nacional. Durante a viagem percebemos que os uruguaios deixaram as portas abertas para negociações. Tivemos uma reunião com representantes da África, que também estão considerando a adoção do padrão ao brasileiro ao em vez do europeu”, comentou. O empresário ainda afirmou que a chegada da TV digital no Sul do Estado ajudará ainda mais nas vendas. “Estamos ampliando a linha de produtos para complementar o sistema de TV digital”, disse.
(Patrícia Rennó – Estado de Minas em 26/02/2010)

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber quando, de fato, as transmissões de tv digital começaram em Santa Rita do Sapucaí. Obrigado.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...