quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dica de leitura - O Alienista

O Alienista

Um livro gostoso de ler, sempre tendo uma surpresa a cada página, onde Machado de Assis não perde a oportunidade de criticar a sociedade mostrando-a patética e hipócrita.
A loucura é o tema deste livro e o autor satiriza a crença nos poderes ilimitados da ciência. A ironia de Machado é notória, quando mostra a hipocrisia do ser humano que só pensa em seu próprio prestígio.
O enredo, além de discutir de forma irônica as fronteiras entre a razão e a loucura, também coloca a questão do poder, sugerindo que tanto a razão quanto a loucura são usadas pelo poder, dependendo de seu interesse. Assim, podemos concluir com um pessimismo machadiano: 'O mal não parece estar no 'racional' ou no 'normal' mas no humano... '
Quem é realmente louco? Aqueles que gozam de perfeito e ininterrupto equilíbrio mental? Ou os que têm retidão de sentimentos, generosidade, boa-fé? Os modestos, os tolerantes, os sinceros, os bondosos? Quem são os novos alienados?
Simão Bacamarte, médico e persongem central do livro, chega à conclusão de que ele é o único sadio e dono da razão ao perceber que os germes do desequilíbrio são latentes em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...