segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bão dimais - No Dia da Cachaça, aprenda a fazer a caipirinha perfeita

No Dia da Cachaça, aprenda a fazer a caipirinha perfeita

Um projeto de lei quer instituir o dia 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça. A data resgata o dia de 13 de setembro de 1661, quando, depois de muita pressão dos produtores e consumidores, a coroa portuguesa autorizou a produção da cachaça no Brasil. Enquanto o dia não entra para o calendário oficial, alguns estabelecimentos já aderiram à celebração com um festival para homenagear o destilado.
O consultor de bebidas Marcio Silva integra o festival e desenvolveu coquetéis especialmente para a data utilizando ingredientes típicos brasileiros. Segundo ele, não há uma cachaça ideal para fazer drinques e outra para beber pura. "A pessoa deve consumir a sua preferida em ambos os casos", defende ele. Silva derruba o mito de que a cachaça que chega ao exterior é de baixa qualidade. "Fora muitas vezes encontramos produtos que são muito difíceis de serem comprados aqui", diz.
Para Silva existem alguns erros comuns quando a caipirinha tradicional é preparada: "Alem de errar nas quantidades dos ingredientes, o uso do açúcar também prejudica o drinque. O ideal é fazer um xarope de açúcar antes, que pode se integrar totalmente à caipirinha, evitando que ela fique muito doce ou aguada no final", explica.

Caipirinha perfeita

Para o xarope de açúcar: 1kg de açúcar * 1/5 litro de água fervida
Modo de preparo: Ferva a água e adicione o açúcar. Misture bem, coloque em uma embalagem ou garrafa e leve à geladeira.

Para a caipirinha: 1 limão Tahiti * 50ml de cachaça de boa qualidade * gelo picado
Modo de preparo: Corte o limão ao meio e em seguida fatie em quatro gomos. Coloque os gomos em um copo longo e acrescente 20 ml, aproximadamente duas colheres de sopa, de xarope de açúcar. Com um pilão, macere os gomos até extrair todo o suco. Acrescente gelo quebrado e uma dose de cachaça. Com uma colher longa, misture todo o conteúdo até que fique bem homogêneo. Decore com dois gomos de limão e sirva em seguida.

Caipirinha de limão-siciliano e rapadura

Ingredientes: 1 limão Tahiti * 1 limão-siciliano * 2 colheres (sopa) de rapadura ralada * 50 ml de cachaça de boa qualidade
Modo de preparo: Para começar, raspe a rapadura em filetes. Corte o limão tahiti ao meio e depois em quatro gomos. Coloque os gomos em um copo longo, acrescente 1 colher de sopa de suco de limão siciliano e duas colheres de sopa de raspas da rapadura. Com um pilão, macere até extrair todo o suco, acrescente gelo quebrado e uma dose de cachaça de boa qualidade. Com uma colher longa, misture os ingredientes e por fim decore com pedaços de rapadura e um gomo de limão siciliano.
(Fonte: Marina Fuentes - Folha de São Paulo em 13/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...