segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Coisas que um bom mineiro não pode deixar de fazer - 14 - Vesperata em Diamantina

14. Participar da Vesperata em Diamantina.

Das janelas dos sobrados centenários da Rua da Quitanda, em Diamantina, Minas Gerais, dezenas de músicos acompanham as embaladas instruções do maestro, localizado estrategicamente no centro da rua, entre centenas de pessoas do Brasil e do exterior que se aglomeram para ouvir a Vesperata.
Ao inverso da serenata, que coloca os músicos nas ruas e os espectadores nas casas, a Vesperata é uma tradicional manifestação musical que inverte a organização da banda, agora espalhada entre os casorões do Centro Histórico da cidade, tocando músicas do cancioneiro popular brasileiro e animando o clima de fraternidade entre os participantes.
O evento foi oficialmente lançado em 1999, quando Diamantina foi agraciada com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas.
Os concertos, promovidos pelas bandas da cidade, acontecem dois sábados por mês, em média. Quando a noite cai, músicos se apresentam nas sacadas dos casarões coloniais da rua da Quitanda, enquanto moradores e turistas dividem espaço nas mesas, cadeiras e escadarias ao ar livre. No eclético repertório, todos os estilos têm vez - sonatas, boleros, sambas, marchas e até MPB. O evento é suspenso entre os meses de novembro e fevereiro em função das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...