quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Santa Rita é notícia - Prédios inteligentes invadem a Casa Cor

Prédios inteligentes invadem a Casa Cor

O conceito Building Connectivity - de prédios inteligentes e eficiência energética - é o que o Vale da Eletrônica, um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico no Brasil, preparou para a Casa Cor 2010. Doze empresas de Santa Rita do Sapucaí, situada no Sul de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae/MG prepararam projetos exclusivos que fazem com que essa edição da mostra seja uma das mais tecnológicas já realizadas. A ideia é integrar espaços cheios de tendências tecnológicas, permitindo que os ambientes se comuniquem, aliando conforto, segurança e economia.
Com a proposta de ambientar uma cozinha alternativa, o arquiteto Alexandre Costa, desenvolveu um espaço ao estilo cozinha urbana, contemporânea e moderna, que pode ser adaptada a qualquer pequeno espaço. O projeto possui sistema de automação residencial com a possibilidade de ligar e desligar equipamentos via controle remoto por rádio frenquência, ideal para quem busca uma vida prática, sem abrir mão do que existe numa cozinha de um chef. Possui também aparelhos com timer que podem ser programados para serem desligados automaticamente.
A conformação em "T" possibilita o aproveitamento setorizado do espaço, que foi dividido em três: cristaleira e adega; despensa e horta; e ilha de trabalho. A integração visual desses espaços é facilitada por um espelho, estrategicamente posicionado no ambiente. O uso do aço inox nos pisos e como revestimento de paredes é um toque a mais, que proporciona visual sofisticado e moderno.
Outro destaque é o sistema de iluminação em Led que decora e humanizada o ambiente, além de economizar energia. As luzes instaladas em calhas substituem o tradicional fluorescente e a lâmpada dicróica para ambientar os diferentes espaços.
Outra novidade é o Chatty, um telefone VoIP, que permite conectar-se à Internet dispensando a necessidade de estar com computador ligado. Fazer e receber chamadas telefônicas pelo aparelho fica tão simples quanto em um telefone convencional, com a diferença de que as tarifas são mais baixas.
Na área de segurança, foram propostos equipamentos que permitam monitoramento em todos os espaços da casa. O vídeo porteiro LR 3500 permite a conversação e visualização de visitantes por meio de um monitor colorido. No foyer, terraço e áreas de circulação, câmeras de alta tecnologia e sistema infravermelho monitoram os ambientes. As imagens podem ser armazenadas com gravação digital (DVR). O sistema permite até 16 câmeras conectadas e mostra as imagens em grandes telas, computadores ou até no celular.
As novidades no ramo da eletrônica não param por aí. Os computadores portáteis também ganham à cena, além de ferramenta importante no cotidiano doméstico ou profissional, a versão apresentada pela Sirox propõe alta eficiência energética com um computador ecológico chamado de EcoxPC. Já o Mídia PC portátil pode ser instalado na sala das residências e vem com a tecnologia blu-ray, internet sem fio, TV digital e mantêm as características de alto desempenho e baixo consumo de energia.

Vale da Eletrônica

Conhecida como Vale do Silício brasileiro, a região é um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico no Brasil com a criação de produtos e serviços inovadores, como o recente sistema de TV Digital. Desde a década de 60, a região se dedica a trabalhos no setor. A partir de 2002, entretanto, com o apoio do Sistema FIEMG através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e outros parceiros, o Arranjo Produtivo Local de Santa Rita do Sapucaí consolidou o reconhecimento nacional e internacional, tanto pela alta qualidade dos produtos quanto pelo sistema de cooperação estabelecido entre as empresas. O parque industrial de Santa Rita do Sapucaí emprega mais de 9,5 mil colaboradores e fabrica em torno de 12 mil produtos nas áreas de eletroeletrônica, telecomunicações, radiodifusão, informática, automação industrial, predial e comercial, segurança, tecnologia da informação, equipamentos industriais e prestação de serviços.
(Fonte:Henrique Terra - http://www.dzai.com.br em 29/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...