Vale da Eletrônica investe para conquistar mercado externo
Empresas de Santa Rita do Sapucaí querem ser grande polo exportador de tecnologia até 2015
O município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, já está consolidado como o Vale da Eletrônica, um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade dos produtos desenvolvidos na região. Ao longo dos últimos anos, as empresas instaladas por lá estão investindo para manter essa posição e crescer ainda mais, a fim de conquistar também uma fatia do mercado externo.
“O Vale da Eletrônica é um grande investidor de novas tecnologias e vem fazendo isso há 30 anos. O potencial de exportação também é grande. Por isso, acredito que, até 2015, vamos nos tornar um grande polo exportador”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto Souza Pinto. A realização, na cidade, da 11ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), dará uma contribuição importante para esse objetivo, ampliando o contato entre as empresas e possíveis clientes internacionais.
De quarta-feira (15) até sexta-feira, no ginásio poliesportivo do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), dezenas de companhias nacionais e internacionais, ligadas a área de eletroeletrônicos, terão a oportunidade de negociar produtos e ainda divulgá-los durante a Fivel. O evento é realizado de dois em dois anos e considerado a maior feira do setor no país. Nesta edição, contará com executivos de diversas regiões e de três países: Peru, Chile e Colômbia, com cerca de 10 empresários. “É uma importante oportunidade para empresários ampliarem seus negócios, prospectarem mercados e fecharem parcerias nacionais e internacionais”, afirma Pinto.
Segundo ele, haverá 100 estantes para que empresários, revendedores e distribuidores possam adquirir ou vender seus produtos. Durante as rodadas de negócios, as transações podem ser feitas diretamente entre as 141 empresas locais. Também estão programadas visitas às fabricas e convenções internas. “Essas ações vão consolidar cada vez mais a região como um dos principais centros de excelência do setor eletroeletrônico no Brasil, por ampliar a visibilidade das empresas mineiras e impulsionar a criação de uma rede comercial de negócios permanente no exterior”, destaca o presidente do Sindvel.
Há 15 anos no mercado, a Enterplak – RW Tecnologia, que atua no ramo industrial com a montagem de produtos para terceiros e fabricação de equipamentos de segurança, espera resultados positivos da Fivel. A empresa tem crescido cerca de 20% ao ano e pretende ampliar em 50% a capacidade de negócios até o final de 2010. “O mercado está crescendo. Com isso, estamos investindo nas nossas duas modalidades de negócios. Mandamos convites para nossas revendas e, durante a feira, prospectamos bons resultados”, afirma o diretor José Carlos Ribeiro. Os organizadores esperam que mais de 10 mil pessoas passem pelo evento, durante os três dias, e movimentem R$ 700 milhões em negócios.
A economia de Santa Rita do Sapucaí é ligada diretamente as empresas de eletroeletrônicos, que correspondem a 50% do Produto Interno Bruto (PIB) local. Elas empregam mais de 9,5 mil colaboradores - cerca de 25% da população do município. “O número de vagas no mercado de trabalho ainda deve aumentar. Temos recebido diversas consultas de empresas que querem se instalar na nossa região”, afirma o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Pedro Sérgio Monti.
As corporações do Vale da Eletrônica devem atingir um faturamento de R$1,4 bilhão em 2010, 30% a mais que o alcançado no ano anterior. Elas integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico e fabricam cerca de 12 mil produtos em eletroeletrônica; eletromedicina; telecomunicação; radiodifusão; informática; automação industrial, predial e comercial; segurança; tecnologia da informação; equipamento industrial; e prestação de serviços.
(Fonte: Patrícia Rennó - Hoje em dia em 14/09/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.