terça-feira, 14 de setembro de 2010

Santa Rita é notícia - Vale da Eletrônica investe para conquistar mercado externo

Vale da Eletrônica investe para conquistar mercado externo

Empresas de Santa Rita do Sapucaí querem ser grande polo exportador de tecnologia até 2015

O município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, já está consolidado como o Vale da Eletrônica, um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade dos produtos desenvolvidos na região. Ao longo dos últimos anos, as empresas instaladas por lá estão investindo para manter essa posição e crescer ainda mais, a fim de conquistar também uma fatia do mercado externo.
“O Vale da Eletrônica é um grande investidor de novas tecnologias e vem fazendo isso há 30 anos. O potencial de exportação também é grande. Por isso, acredito que, até 2015, vamos nos tornar um grande polo exportador”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto Souza Pinto. A realização, na cidade, da 11ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), dará uma contribuição importante para esse objetivo, ampliando o contato entre as empresas e possíveis clientes internacionais.
De quarta-feira (15) até sexta-feira, no ginásio poliesportivo do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), dezenas de companhias nacionais e internacionais, ligadas a área de eletroeletrônicos, terão a oportunidade de negociar produtos e ainda divulgá-los durante a Fivel. O evento é realizado de dois em dois anos e considerado a maior feira do setor no país. Nesta edição, contará com executivos de diversas regiões e de três países: Peru, Chile e Colômbia, com cerca de 10 empresários. “É uma importante oportunidade para empresários ampliarem seus negócios, prospectarem mercados e fecharem parcerias nacionais e internacionais”, afirma Pinto.
Segundo ele, haverá 100 estantes para que empresários, revendedores e distribuidores possam adquirir ou vender seus produtos. Durante as rodadas de negócios, as transações podem ser feitas diretamente entre as 141 empresas locais. Também estão programadas visitas às fabricas e convenções internas. “Essas ações vão consolidar cada vez mais a região como um dos principais centros de excelência do setor eletroeletrônico no Brasil, por ampliar a visibilidade das empresas mineiras e impulsionar a criação de uma rede comercial de negócios permanente no exterior”, destaca o presidente do Sindvel.
Há 15 anos no mercado, a Enterplak – RW Tecnologia, que atua no ramo industrial com a montagem de produtos para terceiros e fabricação de equipamentos de segurança, espera resultados positivos da Fivel. A empresa tem crescido cerca de 20% ao ano e pretende ampliar em 50% a capacidade de negócios até o final de 2010. “O mercado está crescendo. Com isso, estamos investindo nas nossas duas modalidades de negócios. Mandamos convites para nossas revendas e, durante a feira, prospectamos bons resultados”, afirma o diretor José Carlos Ribeiro. Os organizadores esperam que mais de 10 mil pessoas passem pelo evento, durante os três dias, e movimentem R$ 700 milhões em negócios.

Setor vai gerar novas vagas no município

A economia de Santa Rita do Sapucaí é ligada diretamente as empresas de eletroeletrônicos, que correspondem a 50% do Produto Interno Bruto (PIB) local. Elas empregam mais de 9,5 mil colaboradores - cerca de 25% da população do município. “O número de vagas no mercado de trabalho ainda deve aumentar. Temos recebido diversas consultas de empresas que querem se instalar na nossa região”, afirma o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Pedro Sérgio Monti.
As corporações do Vale da Eletrônica devem atingir um faturamento de R$1,4 bilhão em 2010, 30% a mais que o alcançado no ano anterior. Elas integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico e fabricam cerca de 12 mil produtos em eletroeletrônica; eletromedicina; telecomunicação; radiodifusão; informática; automação industrial, predial e comercial; segurança; tecnologia da informação; equipamento industrial; e prestação de serviços.
(Fonte: Patrícia Rennó - Hoje em dia em 14/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...