terça-feira, 21 de setembro de 2010

Santa Rita é notícia - Incubadora mineira cria primeira TV 3D sem óculos do Brasil

Incubadora mineira cria primeira TV 3D sem óculos do Brasil

A tecnologia 3D já saiu das telas do cinema e alcançou os aparelhos de televisão. Mas assistir a um filme no conforto do sofá não combina com aqueles óculos esquisitos. Pensando nisso, a Tridelyt, uma empresa incubadora do Instituto das Telecomunicações, desenvolveu um projeto do que será a primeira TV com tecnologia 3D sem necessidade de óculos do Brasil. O protótipo foi apresentado durante a Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), em Santa Rita do Sapucaí, região Sul do Estado, entre os dias 15 e 17 de setembro.
A visualização em 3D é possível graças à utilização de tecnologia óptica que permite mostrar imagens a apenas um dos olhos do espectador. Essas imagens possuem diferentes perspectivas que, ao chegar ao cérebro, são convertidas em uma imagem na terceira dimensão.
Os monitores são divididos em duas categorias: multi-view e single-view. No método multi-view, são mostradas cinco imagens diferentes ao mesmo tempo e vários espectadores podem ver de diferentes posições com a mesma qualidade e sensação provocada pelo 3D. Já no modelo single-view, os monitores são direcionados a apenas um espectador, que pode se mover livremente dentro da chamada zona 3D. De acordo com a empresa, esse tipo de tecnologia pode ser utilizada em centrais de processamento geográfico, na medicina e na construção civil.
Além do televisor 3D, a feira apresentou mais de 50 novos produtos de base tecnológica. O balanço de negociações ainda não foi divulgado, mas a expectativa dos organizadores é que a feira tenha movimentado mais de R$ 700 milhões em negócios.
"Os empresários vêm aqui com demandas específicas e isso faz com que as empresas locais tenham que investir em pesquisa para atender essa demanda. Assim, a produção se perpetua e a evolução tecnológica não tem fim", pontua o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto Souza Pinto.
(Fonte: Aline Larbat – O Tempo em 21/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...