quarta-feira, 1 de junho de 2011

Minas são muitas - Passa Tempo

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Passa Tempo

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória (Foto do Miguel)

Região: Centro-oeste
Padroeira: Nossa Senhora da Glória
Festa da Padroeira: 15 de Agosto

Localização

História

A região primitivamente era habitada pelos índios Carijós que viviam nas cabeceiras do Rio Pará. Posteriormente, foram expulsos pelos Cataguases, que ocuparam quase toda Minas Gerais. Segundo alguns historiadores, alguns elementos da bandeira de Fernão Dias Paes Leme, possivelmente pisaram o solo do município de Passa Tempo.
Em 1670, o bandeirante Lourenço Castanho Taques embrenhou-se nos sertões de Minas Gerais a fim de expulsar os Cataguases. Ele foi um dos que também pisaram o solo dessa região e, possivelmente, o criador do topônimo Passatempo.
No entanto, o primeiro homem branco, a fixar-se em Passa Tempo, foi Manoel Francisco Barrozas, que em 1734 penetrou nas cabeceiras do Pará, nos Matos ou Paragem do Passatempo e solicitou Sesmaria.
Em 1747, outros solicitaram sesmarias, como: Brás da Rosa, Manoel da Rosa, Estevam Reis Mota, Mathias Neto, Manoel Roiz de Castro, Antônio Rodrigues e Domingos Ferreira, Manoel Roiz Coimbra e Manoel Pacheco Barrozas, Gregório Francisco Pereira (1768) e Domingos Vieira da Motta (1754).
Em 1760, foi doada uma légua de terras em quadro, para o patrimônio de uma capela, em honra a Nossa Senhora da Glória, por Braz da Costa e sua mulher Ana Moreira. Construída a capela, em volta dela surgiu o arraial.

Origem do nome

O nome Passa Tempo, datado do século XVIII, tem duas versões: a primeira seria uma denominação criada pelos bandeirantes que, ao fazerem pouso na região, diziam: vamos passar o tempo ali (descansar). E, posteriormente, outros diziam vamos parar no Passatempo, daí nasceu o nome Paragem do Passatempo ou Matos do Passatempo.
Existe também uma lenda que fala de duas velhinhas que viviam a fiar à porta de sua casa e, quando algum viajante passava por ali as perguntava: Como vão minhas senhoras? - elas respondiam: Vamos passando o tempo, daí teria surgido o nome Passa Tempo. Devido a isso, o município adotou como símbolo duas velhinhas fiando a roca.

Datas Históricas

1832- É criado o distrito Passa Tempo, subordinado ao município de Oliveira.
1911 - Elevado à categoria de vila e desmembrado de Oliveira.
1925 - Elevado à condição de cidade.

O município

Passa Tempo é um município da região Centro-oeste do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 8.197 habitantes. A área do município é de 429.17 km².
A história do município é intimamente ligada aos cavalos Mangalarga Marchador. A família Andrade através da Fazenda Campo Grande projetou a cidade no cenário nacional com a famosa marca "F" (cavalos Mangalarga Machador) e é responsável pelo surgimento da linhagem "Passa Tempo".
Passa Tempo se destaca ainda pelas pesquisas ufológicas realizadas por Antônio Faleiro, um dos pioneiros da ufologia no Brasil, que construiu o primeiro Observatório Ufológico da América Latina, nesse município.
Excelente lugar para descansar o corpo e a mente e fugir da correria das metrópoles. São atrativos desta cidade a Casa de Cultura, a Igreja Matriz, as belas cachoeiras, trilhas ecológicas, a festa da cidade (30 de Agosto - quando acontece um tradicional carnaval temporão), a Semana Santa, a festa da Padroeira e o Carnaval.
Grande parte da população tem sua renda focada nas atividades agropecuárias e artesanato. Passa Tempo é conhecida como uma das referências na confecção de tapetes arraiolos em Minas Gerais. Esta atividade é coordenada por cooperativas e pequenas empresas responsáveis pela distribuição dos produtos em todo Brasil e inclusive no exterior. Há no município cerca de 40 tapeçarias. A cidade promove, todos os anos, durante o aniversário do município, sua exposição de tapetes.
(Fontes: http://www.ferias.tur.br, http://www.apfaleiro.uaivip.com.br, www.cnm.org.br, IBGE e ALMG)

Um comentário:

  1. Gostei muito do Blog.Também tenho um Blog, Meu nome é Mauro Siqueira (Família Siqueira) de Passa Tempo MG. Realizo pesquisas em Ufologia /Biologia/ Meio Ambiente/Terras de Minas/Ciências.Sou de Passa tempo-MG. Conheço toda a história, e meus artigos são sempre voltados para assuntos Sociais, Culturais, e sobre Passa Tempo-MG. Cidade Aconchego! Terra dos Ovnis.
    Segue abaixo endereço do meu Blog
    www.ufos-666.blogdosblogs.com
    TWITTER:
    www.twitter.com/siqueiraufos

    Para achar meus trabalhos no Youtube, basta digitar: PESQOVNI
    Todos são meus, com minha assinatura: Mauro C. Siqueira.
    Abraços, parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...