sexta-feira, 13 de agosto de 2010

De onde vem? - Sexta-feira,13 como dia de azar?

Sexta-feira,13 de agosto


Sexta-feira, 13 de agosto. Para quem acredita em superstição, hoje é dia de ficar em casa agarrado a um amuleto de proteção. Serve pé-de-coelho, figa, trevo de 4 folhas ou tudo aquilo que possa ter poderes protetores.
E de onde vem essa crença de que sexta-feira, 13 é dia de azar? E de que sendo no mês de agosto é mais azar ainda?
Todos os três elementos dessa data (13- sexta-feira-agosto) são apresentados no folclore popular como pressagio de mau agouro.
Na história da civilização, o 13 é um número considerado incompleto. São doze os ciclos lunares durante um ano solar, que formam os 12 meses no ano, e a contagem da civilização suméria tinha como base 12 unidades, daí vem a porção padrão conhecida como dúzia.
Há o fato de na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
E para quem acredita em outras forças místicas, a décima terceira carta do Tarô é “A Morte”.
Essa fama, ou maldição, que é muito forte entre os cristãos, vem reforçada pelo fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Na Inglaterra, a sexta-feira era o dia em que os prisioneiros eram enforcados, daí ser encarado como um mau dia.
O mês de agosto ganhou a fama de mês do azar em sua criação, quando ganhou a superstição por ser o mês da inveja. O nome é uma homenagem ao imperador romano César Augusto. E tem 31 dias porque o homenageado ficou com inveja do mês de julho ter 31 dias e exigiu que o seu mês também tivesse.
Mas de Portugal talvez tenha vindo para o Brasil a maior contribuição para a maldição do mês de agosto ser o mês do desgosto. O mês era a época em que a maioria das embarcações do período das grandes navegações partiam, por conta das condições de tempo. Assim, nenhuma mulher escolhia o mês para se casar, pois casar em agosto significava ficar sozinha, muitas vezes sem lua-de-mel, por meses ou por anos. E se o marido não voltasse da expedição, significava viuvez.
No Brasil, agosto ainda é conhecido pelo mês do cachorro louco, quando a maioria das campanhas de vacinação contra a raiva animal acontece. Segundo o Kennel Club, apesar da doença ocorrer durante todo o ano, é neste período que ocorre uma grande concentração de cadelas no cio em decorrência de condições climáticas. Por isso as campanhas de prevenção ocorrem nesta época.
Somados às superstições ainda existem acontecimentos históricos para marcar o dia. O mais importante, e novamente ligado a tradição cristã, envolve a Ordem dos Templários. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, a Ordem dos Templários, grupo de sacerdotes e cavaleiros que protegiam cristãos em suas peregrinações por mais de dois séculos após a Primeira Cruzada, foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França que estava profundamente endividado com a Ordem e pressionava o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Por ordem do rei, nesta sexta-feira 13, os templários da França foram convocados, encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia.
No Brasil, em uma outra sexta-feira, em 13 de dezembro de 1968, o governo militar decretou o AI-5, que, entre outras medidas, suspendeu direitos e garantias políticas e ampliava dos poderes aos militares durante a Ditadura.
Outro fato histórico que ocorreu em um 13 de agosto é o início da construção do Muro de Berlim, em 1961. Agosto ainda é marcado como o mês das bombas de Hiroshima e Nagasaki, do massacre de protestantes da noite de São Bartolomeu, na França, e do início, por alguns historiadores, da 1ª e da 2ª Guerra Mundial.
Principalmente nos Estados Unidos ainda é comum que prédios não tenham o 13º andar. Muitas empresas aéreas também pulam a poltrona 13 em aviões. Nos esportes, a Fórmula 1 é a categoria mais afetada pela superstição: nenhum piloto usa o número 13 no carro há décadas.
Quem tem medo de sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafóbico. o termo vem da junção das palavras gregas "paraskevi"("sexta-feira"), "dekastreis" ("treze") e "phobia" (fobia, "medo"). A palavra é considerada uma especialização do termo "triskadekafobia", ou "fobia do número 13".
A próxima sexta-feira, 13 e agosto acontecerá em 2017. Até lá, talvez, outras crendices terão sido incorporadas, sem extinguir as históricas, que remontam a Roma e Portugal de antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...