Dia dos Pais
O Dia dos Pais não é comemorado na mesma data em todos os países. No Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto, mas ao redor do mundo, o Dia dos Pais é comemorado em 19 datas diferentes. A Inglaterra e a Argentina e países e colonização inglesa comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão onde desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente.
Em 1909, a americana Sonora Smart resolveu criar a data em homenagem a seu pai, William Jackson Smart (algumas fontes consideram também o nome John Bruce Dodd), um ex-veterano da Guerra Civil. A esposa de William faleceu em 1898, ao dar a luz ao sexto filho. O pai criou os seis filhos sozinho, o que motivou a homenagem de uma das filhas. A data escolhida foi a do aniversário de William: 19 de junho.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.