Termina no domingo o prazo para cadastro de voto em trânsito
Está chegando ao fim o prazo para quem quiser se cadastrar para votar em trânsito, uma novidade nas eleições de 2010. O eleitor que já sabe que vai estar viajando no dia do pleito poderá votar em alguma das capitais dos estados. Para isso, porém, é necessário se cadastrar até este domingo em um cartório eleitoral.
O eleitor precisa levar o título eleitoral e a carteira de identidade e estar em dia com as obrigações eleitorais. O voto em trânsito será exclusivo para presidente, e o eleitor não precisa justificar a ausência do voto para os demais cargos em disputa - senador, governador, deputado federal e deputado estadual.
O Tribunal Superior Eleitoral ainda não tem os dados de quantos eleitores devem votar em trânsito país afora, mas até quarta-feira, pouco mais de dois mil haviam se inscrito para votar em Belo Horizonte segundo informações do TRE-MG. Segundo o TRE-SP, quase três mil haviam se registrado para votar na capital paulista em cada um dos turnos, enquanto 2.045 eleitores haviam requisitado o voto em trânsito no Rio, de acordo com o TRE-RJ.
Segundo resolução do TSE, seções especiais serão instaladas nas capitais para o voto em trânsito. Importante: após se registrar para votar em trânsito, o eleitor não pode voltar atrás e, no dia da eleição, tentar votar em seu domicílio eleitoral. O site do TSE vai divulgar a partir de 5 de setembro os locais das seções especiais. Se não puder comparecer ao local no dia da votação, o eleitor deverá justificar depois sua ausência.
Os cartórios eleitorais devem funcionar em esquema de plantão no sábado e no domingo, mas o horário ainda não havia sido confirmado pelo TRE-RJ até o fim da tarde de quinta. A Unidade de Atendimento ao Eleitor, localizada no prédio do TRE, funcionará em horário normal no fim de semana, das 11h às 19h.
(Fonte: Renato de Alexandrino – O Globo em 13/08/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.