terça-feira, 10 de agosto de 2010

De onde vem? - Chato de galocha

Chato de galocha


Hoje usei a expressão “chato de galocha” e minha filha logo perguntou:
-Mãe, o que é isso?
Eu respondi que era quando a pessoa era muiiiiiiiiiiiito chata.
-Não, mãe. O que é galocha?
Galocha, meu pai tinha um par como todo homem do seu tempo que desejava ser elegante. Hoje galocha é usado para nomear as botas coloridas feitas de borracha. Mas, porque “chato de galocha”?

É usado para designar pessoas muito chatas, resistentes e insistentes.
Infelizmente, os chatos continuam a existir, ao contrário do acessório que deu origem a essa expressão. A galocha era um tipo de calçado de borracha flexível colocado por cima dos sapatos para reforçá-los e protegê-los da chuva e da lama. Por isso, há uma hipótese de que a expressão tenha vindo da habilidade de reforçar o calçado. Ou seja, o chato de galocha seria um chato resistente e insistente, explica Valter Kehdi, professor de Língua Portuguesa e Filologia da Universidade de São Paulo. De acordo com Kehdi, há ainda a expressão chato de botas, calçados também resistentes, o que reafirma a idéia do chato "reforçado".
Há também a explicação de que o termo “chato de galocha” se originou de pessoas que entravam nas casas alheias, ainda calçados com as botas de borracha completamente tomadas de água da chuva ou mesmo lama, emporcalhando todo o piso e sem dar a mínima. Esse era o "chato de galocha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...