sábado, 7 de agosto de 2010

Na vitrola aqui de casa - Adoniran Barbosa

100 anos de Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, (Valinhos, 6 de agosto de 1910 — São Paulo, 23 de novembro de 1982)


100 anos de samba com Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa era o poeta da simplicidade. Nascido no interior de São Paulo do início do século XX, descobriu no samba a cadência da sua melodia.
As letras traduziam o cotidiano, a simplicidade do homem pobre e ignorante. Curiosamente, Adoniran construiu em ritmo de samba um registro musical que remonta a história da cidade de São Paulo.
O compositor tardou a ganhar notoriedade, e a vitória do concurso de Carnaval organizado pela prefeitura de São Paulo, em 1935, não alavancou a carreira musical de Adoniran, na época com 25 anos.
Os famosos Demônios da Garoa gravaram duas músicas de Barbosa, "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto". Em 1940, ingressou nas rádios como ator humorístico e permaneceu no horário nobre por 14 anos seguidos. Ainda assim, nunca escondeu o amor pela música.
O badalado concurso de Carnaval do Rio de Janeiro de 1965 apresentou Adoniran Barbosa ao mundo. Aos 55 anos, o compositor venceu o concurso com "Trem das Onze", que hoje é um dos hinos da música brasileira, já tendo sido gravada em outros idiomas.
"Tiro ao Álvaro" e "Samba do Arnesto" tornaram-se canções antológicas do compositor, a primeira ficou imortalizada na voz de Elis Regina, e a segunda virou alvo de implicância de Vinicius de Moraes que dizia ser "Ernesto" o correto, e não "Arnesto".
O compositor morreu em novembro de 1982 devido a um enfisema pulmonar. Com um ano de sua morte, todas as rádios da cidade de São Paulo tocaram "Trem das Onze" às 17h. Adoniram Barbosa completa 100 anos de memória e música que não se esgota nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...