domingo, 3 de outubro de 2010

Santa Rita é notícia - Sul de Minas Gerais tem 14% dos eleitores do Estado

Sul de Minas Gerais tem 14% dos eleitores do Estado

Ao todo são 2.035.386 eleitores que ajudam a decidir próximos representantes

Em 144 cidades do Sul de Minas Gerais, 2.035.386 eleitores vão às urnas neste domingo (3) e terão peso no processo eleitoral no Estado. A região concentra 14% do total em Minas Gerais. Nos 10 maiores colégios do Sul do Estado estão 34,1% dos eleitores. Cidades-polo como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos e Lavras foram o centro da atenção dos candidatos durante toda a campanha por concentrarem a maioria dos votos.

Mais eleitores do que habitantes

As eleições deste ano também reservam curiosidades. Alguns municípios por exemplo, têm mais eleitores do que habitantes. É o que acontece em cidades como Fama e Senador José Bento. Isso acontece porque no dia da eleição muitas pessoas que nasceram no município, mas moram em outras cidades, retornam para votar na cidade natal.
Em Fama, segundo o último censo realizado pelo IBGE, são 2.259 habitantes. Mas de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.522 pessoas votam no município. Em Senador Amaral, existem 1.855 moradores, mas o número de eleitores é de 2.181.
Quem mora nessas cidades percebe que em dia de votação o movimento é bem maior.

Metade SP, metade MG

Os moradores de um bairro em Poços de Caldas vivem uma situação muito diferente. É que metade deles vota em Minas Gerais e a outra no Estado de São Paulo, na cidade de Águas da Prata. Não é à toa que o bairro recebe o nome de Marco Divisório. Nele, todos os serviços como água, luz, coleta de lixo são divididos entre os dois estados.
Os 755 eleitores da parte de Minas Gerais vão votar no domingo na única escola do bairro, já os 570 do lado paulista vão ter que andar cerca de dois quilômetros para votar no bairro Cascata, na parte paulista. Em algumas famílias, alguns integrantes votam em São Paulo e outros em Minas.

Urnas biométricas

Outra cidade que é referência quando se fala em eleições é Santa Rita do Sapucaí, que fica na região conhecida como "Vale da Eletrônica". É desta cidade de 36 mil habitantes que saíram as urnas mais modernas que serão usadas nas Eleições 2010. Pouco mais de 194 mil equipamentos que possuem leitor biométrico e entrada USB para pen drives, foram fabricadas com exclusividade na cidade sul mineira.
Por enquanto as novas urnas só serão usadas em 64 cidades em todo o país. As novas urnas foram fabricadas pela Diebold Brasil, empresa que venceu a licitação promovida pelo TSE. As novas urnas foram fabricadas com a supervisão de funcionários do tribunal.
(Fonte: EPTV em 03/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...