quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Santa Rita é notícia - Inovações tecnológicas em feira no Sul de Minas

Inovações tecnológicas em feira no Sul de Minas

Novidades e soluções em eletrônica, telecomunicações, computação e automação são conferidas, desde essa quinta-feira (28), em Santa Rita do Sapucaí. O município sedia a 29ª Feira Tecnológica do Instituto Nacional de Telecomunicações - a Fetin do Inatel. Realizado pelos alunos do instituto, o evento acontece no ginásio poliesportivo, é aberto ao público e vai até 30 de outubro.
Uma das novidades da Fetin, em 2010, é a integração dos estudantes com a comunidade. Durante uma semana, os alunos discutiram ideias com representantes de vários setores da cidade. O resultado foi a apresentação, na feira, de 55 projetos com foco social. Como o “No Flood”, que fará a modelagem matemática do Rio Sapucaí, e poderá ajudar a Defesa Civil local a evitar enchentes.
Segundo o coordenador da Fetin, Bruno Monteiro, entre os projetos há iniciativas nas áreas ambiental, de segurança, de saúde e de inclusão de portadores de deficiência física. Na última, uma das propostas é a criação de um andador microcontrolado, que é motorizado e ajuda no tratamento de pessoas com dificuldades de locomoção.
Os grupos participantes e suas invenções serão julgados por professores e empresários convidados, definidos de acordo com a área do projeto. Os três primeiros lugares receberão troféu e R$ 1.500.
Para Bruno, a Fetin, além de ser uma oportunidade de os alunos aplicarem o que aprenderam em sala de aula, funciona como uma vitrine para apresentar os novos talentos do instituto. “Os estudantes descobrem sua capacidade empreendedora e aprimoram os conhecimentos adquiridos durante o curso. Também estreitam suas relações com o mercado de trabalho”, afirma.
A feira recebe, ainda, jovens do Ensino Médio de diversas escolas da região. Eles podem, inclusive, participar de atividades como as Olimpíadas de Matemática. Já no workshop de eletrônica, o desafio é montar um pisca-pisca e fazê-lo funcionar.
Entre as atrações da feira, em 2010, estão um sistema que permite controlar o tempo e o número de banhos de um chuveiro; o varal “inteligente” que, por meio de um sensor, muda de posição quando começa a chover; e o programa que gerencia os produtos da despensa e emite uma lista de compras com o quê está faltando.
(Fonte: http://www.hojeemdia.com.br em 28/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...