terça-feira, 19 de outubro de 2010

Santa Rita é notícia - Santa Rita pretende atrair Panasonic

Santa Rita pretende atrair Panasonic

Companhia deverá instalar uma planta para a produção de eletrodomésticos do setor de linha branca.

O município de Santa Rita do Sapucaí, região Sul de Minas, poderá ser escolhido para os investimentos do grupo japonês Panasonic no país, conforme fontes de mercado. A empresa deverá instalar uma planta para a produção de eletrodomésticos da linha branca. Anteriormente a multinacional já havia sondado o governo mineiro para instalação de uma unidade de semicondutores orçada em R$ 500 milhões.
A escolha do município se daria em virtude da região concentrar em empresas do ramo de eletroeletrônico e possuir mão de obra para atender à demanda da companhia. Além disso, a posição geográfica de Santa Rita do Sapucaí possibilita o acesso ao principal mercado consumidor do país, São Paulo.
O interesse da Panasonic no município foi confirmado pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Pedro Sérgio Montes. "Os diretores da empresa estiveram em Santa Rita do Sapucaí no primeiro semestre", afirmou. Conforme ele, o empreendimento ainda não está definido, o que depende da matriz da companhia.
Segundo ele, o grupo japonês já havia demonstrado interesse em investir no município há cerca de dois anos. "Mas não houve retorno por parte da companhia até este ano, quando voltaram a prospectar os investimentos", disse.
O secretário explicou que após o segundo contato da Panasonic, a administração municipal acionou o governo do Estado para contribuir na atração do investimento. As negociações são mantidas pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), que já havia confirmado a tentativa de atrair o empreendimento.
Segundo Montes, entre as áreas disponíveis e que poderão ser oferecidas à Panasonic está o novo distrito industrial de Santa Rita do Sapucaí, que está em fase de projetos. O secretário lembrou que outros municípios do Sul de Minas também estão na disputa pela planta, como Extrema e Varginha.
A Panasonic do Brasil, empresa do grupo Panasonic, sediado em Osaka, no Japão, é líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos e possui duas unidades no Brasil, uma em Manaus (AM) e outra em São José dos Campos (SP).

Consultas - De acordo com Montes, há um grande volume de consultas por parte de empresas interessadas em realizar investimentos no polo da eletrônica. "Grande parte são empresas interessadas em mudar suas unidades de São Paulo para Minas Gerais", afirmou.
Em visita ao município o governador Antonio Anastasia, ao ser questionado sobre investimentos em Santa Rita do Sapucaí afirmou que estão sendo feitos contatos com multinacionais para levar à região laboratórios importantes. Os nomes das empresas não foram revelados, mas fontes de mercado afirmam que a única multinacional de grande porte em fase de negociação no município é a Panasonic.
Ainda conforme o secretário, o município vem recebendo investimentos significativos em 2010. Entre eles está a instalação de uma planta da Fênix Indústria de Eletrônicos Ltda, subsidiária da asiática Foxconn.
Os aportes no empreendimento totalizarão R$ 37,3 milhões. A planta será destinada à fabricação de componentes eletrônicos entre placas mãe, modem, memória, placas para celular e smartphones.
A empresa ocupará uma área de 4,5 mil metros quadrados onde durante anos funcionou a Estamparia Santaritense. As adequações das instalações começaram a ser realizadas em maio e, conforme o secretário, a empresa já iniciou parte das operações.
No Brasil a Foxconn possui outras duas fábricas localizadas no interior de São Paulo, em Idaiatuba e Jundiaí, voltadas para a fabricação de celulares, computadores e notebooks.
(Fonte: Rafael Tomaz – Diário do Comércio em 19/10/2010)

Um comentário:

  1. O pessoal da Panasonic também tem vindo constantemente a Paraisópolis onde a prefeitura procura atrair este investimento oferecendo os mesmos benefícios de Extrema,Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. Seja como for, ela se instalando no Sul de Minas já é muito bom para aregião.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...