quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Santa Rita é notícia - Inatel é finalista de Prêmio de Educação Empreendedora

Inatel é finalista de Prêmio de Educação Empreendedora

O Inatel recebeu um grande reconhecimento de uma das principais entidades promotoras do empreendedorismo no mundo. A Atividade Curricular Complementar "Nossa Primeira Empresa" ficou entre os três melhores projetos educacionais que participaram do Prêmio de Educação Empreendedora Brasil 2010, promovido pelo Sebrae e a Enveador, entidade internacional, sem fins lucrativos, voltada à divulgação e ao crescimento da cultura empreendedora, presente em 12 países.
Esta foi a primeira edição do prêmio, aberto às instituições de Ensino Superior de todo o país que desenvolvem atividades empreendedoras. Ao todo foram 57 trabalhos inscritos, de 47 instituições, de 16 estados brasileiros. Os projetos foram avaliados por uma comissão formada por especialistas e três professores foram selecionados para a final: o professor Mario Augusto de Souza Nunes, representando o Inatel, o professor Marcus Linhares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, e Edson Fregni, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Os três finalistas apresentaram os respectivos projetos a um júri, formado por participantes da Rodada de Educação Empreendedora Brasil (REE Brasil), realizada em Águas de São Pedro, São Paulo, entre os dias 13 e 15 de outubro. O evento reuniu professores de empreendedorismo de vários Estados, empreendedores apoiados pela Endeavor, bem como as professoras Theresa Steves, da Stanford Technology Venture Program, e Sara Sarasvanthy, da Universidade da Virginia.
Durante 15 minutos, o professor Mário Augusto falou sobre o programa "Nossa Primeira Empresa", aplicado a pelo menos cem alunos por semestre, e que propõe o projeto e operação de uma empresa real, em ambiente simulado. Durante todas as etapas do programa, os estudantes de engenharia do sexto período dos cursos de graduação em engenharia do Inatel vivem "plenamente uma experiência empreendedora", com muitas vantagens para a sua formação profissional, como bem atestam depoimentos dos participantes do programa.
O prêmio de Educação Empreendedora ficou com o professor do Piauí, que apresentou o projeto "Gerenciando Ideias". Ele fará um curso na Babson College, nos Estados Unidos, considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo.
O professor do Inatel comemorou a vitória do jovem professor piauiense e a indicação ao prêmio. "Ter participado deste evento de empreendedorismo já é um privilégio. Costumo dizer que os professores de empreendedorismo são muito solitários neste trabalho, mas em encontros como este, vemos que a realidade está mudando. Aprendi muito nestes dias. E ter ficado entre os três finalistas mostra que o ensino empreendedor no Inatel está no rumo correto porque tem um reconhecimento nacional. Estou satisfeito e honrado por ter apresentado o trabalho feito pelo Núcleo de Empreendedorismo", disse Nunes.
O presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, e o diretor do Inatel, Wander Wilson Chaves, acompanharam a apresentação do professor do Instituto em Águas de São Pedro. "O professor Mário Augusto é um líder, é quem desenvolveu a cultura empreendedora do Inatel e esta indicação ao prêmio é mais um reconhecimento por tudo o que ele fez, faz e continuará fazendo na nossa instituição", disse Wander Chaves.
Para o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches, que também participou da Rodada de Educação Empreendedora, "ter ficado entre os finalistas, em um concurso organizado pela Endeavor que reuniu mais de 50 inscritos, é uma grande vitória. É um marco no ensino do empreendedorismo do Inatel". Abranches aproveitou a reunião de especialistas na área para falar do evento da Red EmprendeSUR, rede de empreendedorismo e inovação latino-americana. "O evento será realizado no Inatel em abril e será um importante espaço para debate do ensino empreendedor nos países do Mercosul", completou Abranches.
A coordenadora da área de Educação Empreendedora da Endeavor, Renata Chilvarquer, explica que a organização tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo e, para isso, potencializa empreendedores para que eles se tornem exemplos para a sociedade. "Mas a Endeavor avaliou também que para disseminar ainda mais esta cultura é essencial atuar na educação. Por isso, fizemos este evento que já ocorre em outros países da América Latina, além dos estados Unidos, Europa e Ásia, e também criamos o prêmio para valorizar as experiências inovadoras".
(Fonte: http://www.inatel.br em 20/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...