Sul de Minas volta a ter voos diretos
A partir de 3 de novembro, o Sul de Minas volta a ser incluído na rota da aviação nacional. A Trip Linhas Aérea vai iniciar as operações no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, em Varginha. Os novos voos vão ligar Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, à cidade. De lá, a aeronave vai partir para São Paulo (SP), Joinville (SC), Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS). As frequências diárias a partir de Varginha serão matinais e noturnas. As tarifas promocionais vão sair a partir de R$ 59,90 (Varginha/São Paulo) e de R$ 79,90 (Varginha/Juiz de Fora). Os bilhetes já estão à venda no site da companhia aérea. A empresa vai atender a região com as aeronaves francesas ATR 42, com capacidade para 47 passageiros.
A região Sul do estado estava sem voos regulares desde 2008, quando a Air Minas, que atendia a cidade, deu fim à sua operação. A justificativa para o encerramento da atividade foi a baixa ocupação das aeronaves. Para a cafeicultora de Varginha Christiane Pereira Brito, de 39 anos, a região estava precisando de voltar ao mapa das companhias aéreas com voos regulares. “A cidade está crescendo e recebe muitos empresários. Eu e muitos amigos vamos comprar as passagens com frequência. Devo ir a São Paulo umas quatro vezes por mês e agora vai ficar menos cansativo e mais em conta. Agora só vai faltar o voo para BH”, afirma.
Segundo o diretor de Marketing e Vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas de Paula, havia um “namoro antigo” da empresa com o Sul de Minas. “Era a única região do estado que não tinha a cobertura, apesar de contar com cidades de desenvolvimento muito grande, como Varginha mesmo, Três Corações ou Santa Rita do Sapucaí”, observa. A princípio, ele revela que a intenção era criar também uma rota para ligar a região a Belo Horizonte. No entanto, essa possibilidade, por enquanto, está suspensa porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em março, bloqueou os pedidos de novos voos para o Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, enquanto executa estudos de sua capacidade operacional. A Anac informou que o levantamento ainda está em curso e não há data para sua conclusão.
Como não havia a possibilidade de ligar o Sul de Minas à Região Central do estado, a Trip desenvolveu a nova rota, envolvendo o Sul do país e São Paulo. Mascarenhas de Paula diz não temer a baixa ocupação dos voos diários. “Nossa expectativa é de uma ocupação entre 80% e 90%.”
(Fonte: Graziela Reis – Estado de Minas em 20/10/2010)
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