sábado, 16 de outubro de 2010

Coisas que um bom mineiro não pode deixar de fazer - 17 - Comer queijo no Serro

17. Comer queijo no Serro

Serro não é somente a cidade localizada no vale do Alto Jequitinhonha, mas também o nome do queijo de sabor levemente ácido produzido na região.
Esse saboroso queijo, produto de identidade mineira, foi registrado pelo IEPHA como primeiro Bem Imaterial de Minas Gerais (2002) e como Patrimônio Imaterial do Brasil (2008).
O queijo do Serro (uma variação do Queijo Minas) é um dos queijos mais famosos e apreciados pelos mineiros. A cidade que deu nome ao alimento produz nada menos que 720 kg do produto por dia.
A confecção do queijo ainda é feita em grande parte por uma produção familiar e, portanto, apresenta pequenas variedades e segredos de uma mão para outra.
O queijo do Serro possui formato cilíndrico com aproximadamente 15 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Sua casca forma uma crosta fina e amarelada quando curada por alguns dias. Sua massa interna é esbranquiçada, consistente e de sabor levemente ácido.
Numa visita à cooperativa do Serro, percebe-se que todas as embalagens de queijo são idênticas. Por isso, cabe ao comprador examinar o verso do rótulo e, assim, escolher o número do lote de sua preferência. Cada número corresponde a um produtor diferente. Na cooperativa, encontra-se apenas os queijos classificados como extras, ou seja, os de maior qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...