quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santa Rita é notícia - MG disputa planta da Panasonic

MG disputa planta da Panasonic

Missão do grupo japonês vem ao Brasil para definir local da fábrica de semicondutores.

A Panasonic, sediada em Osaka, no Japão, vai enviar, no início de agosto, uma comitiva ao Brasil para definir o município que vai receber a nova unidade da empresa, que seria destinada à produção de semicondutores, disputada por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, no Sul de Minas, Renato Torres.
"Esta comitiva fará nova visita à cidade e acredito que desta vez a Panasonic vai definir o município onde a planta será instalada", afirmou o secretário. Estima-se que o montante a ser investido pela multinacional na nova planta no país seja da ordem de R$ 500 milhões e uma linha de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) já estaria sendo pleiteada.
Além de Pouso Alegre e Juiz de Fora, na Zona da Mata, outros municípios do Sul de Minas disputam com cidades fluminenses, paulistas e catarinenses a instalação da unidade da Panasonic. A empresa já havia informado desconhecer o assunto, apesar do governo estadual, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), ter reafirmado que mantém negociações com o grupo.
No caso de Extrema, no Sul de Minas, o secretário municipal de Desenvolvimento e Indústria, Péricle Mazzi, confirmou que representantes da Panasonic se reuniram com a prefeitura para obter informações sobre o município. "A empresa não está pedindo benefícios fiscais, porém, aspectos como a logística para o escoamento da produção e a doação de terrenos foram colocados na mesa de negociações", disse.
Santa Rita do Sapucaí, também no Sul de Minas, tem fortes chances de receber a nova unidade fabril da Panasonic em virtude da mão de obra especializada disponível no município. Na cidade está instalado o polo eletrônico do Estado, com 150 indústrias do setor, o que gera maior facilidade para a contratação de trabalhadores capacitados. Além disso, o município se encontra em uma região de fácil acesso aos principais centros consumidores do país. A BR-459 corta o município e liga Minas Gerais a São Paulo.
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Pedro Sergio Monti, afirmou que o Executivo da cidade mantém conversas periódicas com a empresa. "A Panasonic, por meio de um representante em constante contato com a administração municipal, garantiu que a definição do investimento e do local que vai abrigar a unidade será feita em breve", revelou.
A prefeitura de Santa Rita do Sapucaí já se dispôs a doar um terreno para a multinacional. O plano do Executivo é expandir o polo de eletrônica e a construir um parque tecnológico. Além disso, o objetivo da administração municipal é implantar centros de treinamento e abrir espaço para empresas prestadoras de serviço. Dessa forma, os custos com contratação de terceiros também seriam mais baixos.
A Panasonic, líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos, possui duas unidades no Brasil, uma em Manaus (AM) e outra em São José dos Campos (SP). Em 2008, os Conselhos de Administração de duas gigantes do setor - Panasonic e Sanyo - aprovaram a fusão de capital e de negócio no Japão. A união entre os dois players formou a maior companhia do segmento no país, com faturamento anual estimado em US$ 8,8 bilhões. Nos termos do acordo, a Sanyo passou a ser subsidiária da Panasonic.
(Fonte: Leonardo Francia – Diário do Comércio em 29/07/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...