sábado, 24 de julho de 2010

Serviço - Concurso premiará cafés de todas as regiões produtoras

Concurso premiará cafés de todas as regiões produtoras


Diferente de anos anteriores, o 7° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais vai premiar agora os melhores cafés do estado por mesorregião produtora (Sul, Chapadas, Matas e Cerrado). A alteração no regulamento ocorre após diversas discussões e negociações com representantes do Governo de Estado, de instituições promotoras do evento e de produtores de café.
O concurso é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).
“Após muitas conversas, decidimos que assim seria a melhor maneira de promover o café de cada uma das quatro regiões produtoras. Cada uma delas tem um tipo com características próprias da região. Da forma como era, o café do Sul de Minas acabava sendo premiado, por ser considerado o melhor, o que desmotivava a participação de outras regiões cafeeiras no concurso. O mercado comprador se interessa em saber o que cada região tem de melhor a oferecer em termos de café”, argumenta o gerente regional da Emater de Lavras, Marcos Antônio Canastri. “Cada região tem um café com suas particularidades”, reforça o diretor técnico da Emater, José Ricardo Roseno.
Nesta 7ª edição do concurso, a produção sustentável será destaque. Além dos prêmios para as três melhores amostras em cada uma das duas categorias (Natural e Cereja Descascados, Despolpados ou Desmucilados), serão homenageados os cafeicultores com o melhor café produzido com sustentabilidade, em cada categoria.
As inscrições estão abertas e são gratuitas. O produtor interessado em participar do concurso pode se inscrever até o dia 8 de setembro, nos escritórios da Emater. As amostras de café serão avaliadas levando-se em conta características como umidade e uniformidade dos grãos, além de aspectos sensoriais como sabor, aroma, corpo e grau de acidez. Mais informações sobre o concurso de café podem ser obtidas pelo telefone (35) 3821-0020 ou pelo e-mail uregi.lavras@emater.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...