terça-feira, 20 de julho de 2010

Santa Rita é notícia - Rio Sapucaí

Rio Sapucaí


Seu nome deriva das sapucaias - árvores que crescem em suas matas. Nasce próximo a Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí-SP e deságua no Rio Grande, no município de São José da Barra, próximo à hidrelétrica de Furnas.
Atravessa Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, Cordislândia, Paraguaçu e Três Pontas, onde ele se encontra com o Rio Verde, no povoado de Pontalete, e daí começa o tronco sul da represa de Furnas. Desse trecho até desaguar no rio Grande o Sapucaí está inundado pelo represamento ocorrido em 1963 para formar o reservatório de Furnas.
A ponte sobre o rio Sapucaí em Itajubá-MG foi importante historicamente na época das bandeiras, as quais, saindo do Vale do Paraíba, adentravam o interior de MG seguindo o curso do Sapucaí, em busca de ouro e outros metais preciosos. Contribuiu para a formação de muitas cidades e a ocupação do Sul e do Sudoeste mineiro. Há em suas águas diversas espécies de peixes de importância para a pesca de subsistência e esportiva, como o dourado, a tabarana, o curimbatá, a piaba, o piau-três-pintas, o pintado, o jaú e outros. Muitas correm perigo de extinção devido à pesca predatória, à poluição e às dificuldades de procriação no período da piracema pelo represamento do rio e de ribeirões e a dragagem das lagoas marginais, bem como a destruição das nascentes fluviais, locais onde os peixes se procriam.
(Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...