segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pátria Minas - Migração reduz população de 157 municípios mineiros


A redução da população em 157 municípios, que representam 18% das 853 cidades de Minas Gerais, é comprovada pela comparação entre o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2000, o último a ser realizado no país, e a estimativa populacional elaborada pelo mesmo instituto, em 2009. Minduri é um dos melhores exemplos para ilustrar as migrações no estado, pois a procura por emprego lidera as mudanças de famílias de uma cidade para outra. “Vários motivos explicam o fenômeno e, sem dúvida, a procura por posto de trabalho é o principal deles”, endossa José Irineu Rigotti, professor do Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas.
Se por um lado muitas cidades perderam moradores na última década, por outro, a população cresceu em outras 696. Em apenas um município, Santa Rita de Ibitipoca, na Zona da Mata, a 240 quilômetros da capital, permaneceu com o mesmo número de habitantes entre 2000 a 2009: 3.847 pessoas. Em Belo Horizonte, a população passou de 2,23 milhões de moradores para 2,45 milhões no período. Porém, o número poderia ser bem maior não fosse a quantidade de pessoas que se mudaram para outras cidades da região metropolitana, mas que continuam estudando ou trabalhando em BH.
Um dos principais destinos foi Nova Lima, onde o total de habitantes passou de 64,3 mil para 76,6 mil em 10 anos (aumento de 19%). “Um fenômeno da migração é a perda das capitais para seu entorno”, informa Rigotti. No caso de Nova Lima, a maioria dos novos moradores é das classes média e alta. Do outro lado da moeda, Ribeirão das Neves, conhecida por ser uma cidade dormitória, recebe muitos moradores da classe social menos favorecida. Lá, a população subiu de 246 mil para 349 mil (crescimento de 41%). Mas a cidade que mais recebeu população neste intervalo foi Nova Serrana, onde o total de moradores cresceu 81,5%.

Veja as cidades mineiras que "encolheram"

(Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas em 25/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...