terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Serviço - Boa notícia para as mulheres brasileiras

Quadril e bumbum grandes protegem as mulheres contra o infarto

LONDRES - Ter quadril e nádegas grandes é bom para a saúde, segundo estudo realizado na Universidade de Oxford, publicado na "Revista Internacional de Obesidade". O principal autor, Konstantinos Manolopoulos, afirma que essa característica protege contra doenças cardiovasculares. Uma explicação é que esse tipo de gordura localizada elimina ácidos graxos prejudiciais e contém um agente anti-inflamatório que evita o entupimento das artérias.
De acordo com os pesquisadores, ter nádegas grandes é preferível à gordura extra em torno da cintura, que não oferece a tal proteção. A partir desses dados, eles acreditam que médicos poderiam desenvolver formas de redistribuir a gordura corporal para os quadris, e assim ter maiores chances de evitar doenças cardiovasculares e metabólicas, como diabetes.
Para os autores, ter pouca gordura ao redor do quadril é um perigo para a saúde, como ocorre na síndrome de Cushing (que se caracteriza pelo alto nível de cortisol no sangue). Os dados da pesquisa indicam que a gordura ao redor das nádegas e do quadril é mais difícil de se eliminar do que na cintura.
Quando a gordura é quebrada ou se desintegra rapidamente, ela libera mais citocinas, substâncias que causam inflamação no corpo, explicam os especialistas. Estas citocinas têm sido relacionadas a doenças cardiovasculares, à resistência à insulina e ao diabetes.
Portanto, a gordura que dá uma forma de maçã é pior que o corpo em forma de pêra.
Os dados da pesquisa indicam que a gordura ao redor das costas é mais difícil de se mudar do que a gordura ao redor da cintura.
Embora isso possa parecer indesejável, é realmente benéfico. Quando a gordura é quebrada rapidamente, ela libera mais citocinas, substâncias que causam inflamação no corpo, explicam os especialistas. Estas citocinas têm sido relacionadas a doenças cardiovasculares, à resistência à insulina e ao diabetes.
- Gordura ao redor dos quadris é bom para você, mas ao redor da barriga é ruim - diz Manolopoulos. - É a forma que importa e onde a gordura se reúne.
A queima de gordura mais lenta do quadril produz mais o hormônio adiponectina, que protege as artérias e promove um melhor controle do açúcar no sangue. Segundo Manolopoulos, ter mais gordura ao redor das coxas, do quadril, é melhor, se o seu abdômen for magro.
- Infelizmente, isso é difícil.
Já Fotini Rozakeas, da Fundação Britânica do Coração, afirmou que a pesquisa ajuda a compreender melhor como a gordura age no corpo, a fim de desenvolver novas abordagens na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.
- Se você estiver com sobrepeso, obeso, ou se você tiver um tamanho da cintura que é maior, é importante fazer mudanças em seu estilo de vida.
(O Globo em 12/02/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...