terça-feira, 12 de julho de 2011

De onde vem? - Ao deus-dará

Ao deus-dará

A expressão “ao deus-dará” significa estar ou ficar abandonado, largado ao acaso, entregue à própria sorte, estar em estado de penúria.
A origem da expressão tem duas explicações, conforme o lado de cá ou de lá do Atlântico.
Para Guilherme Augusto Simões (in Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, Lisboa) a frase serviu originalmente como resposta de quem não queria dar esmolas. Quando mendigos abordavam as pessoas: – "Uma esmolinha, por amor de Deus", recebiam como resposta: _ “Deus dará”. Assim, quem dependia da caridade pública, ficava em má situação, ou seja, “ao deus-dará”, alimentando a ideia de que a mão divina é sempre capaz de dar ao necessitado aquilo que ele precisa.
Para Reinaldo Pimenta (in A Casa da Maria Joana, Rio de Janeiro), “ao deus-dará” tem origem no Brasil, no século XVII, ainda sob o domínio da coroa portuguesa:
Vivia no Recife, Pernambuco, um comerciante chamado Manuel Álvares, que ajudava os soldados que a Fazenda Real deixava abastecer. Quando ele não dispunha das mercadorias necessárias, dizia sempre "Deus dará!". De tanto repetir a frase, ficou conhecido como Manuel Álvares Deus Dará. E os soldados, quando precisavam recorrer a ele, diziam: "Vamos ao Deus Dará".
O "sobrenome" acabou até passando para os descendentes do comerciante. Um dos seus filhos, Simão Álvares Deus Dará, foi provedor-mor da Fazenda.
(Fonte: Textos da Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...