“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
Santa Bárbara do Tugúrio
Igreja Matriz de Santa Bárbara (Foto do Miguel)
Padroeira: Santa Bárbara
Festa da Padroeira: 4 de Dezembro
Localização
História
Durante o período colonial, os bandeirantes abriram caminhos que se tornaram meios de comunicação entre as regiões mineradoras. Um deles era o Caminho Novo, que ligava Minas ao Rio de Janeiro e onde, em determinada região, foram se aglomerando aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas.
Em meados do século XVIII, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza e sua esposa Bárbara Marcelina de Paula Correia, vindos de São João del Rei, fixaram residência em Barbacena e, o Senhor Fernando, tendo comprado terras aqui, construiu uma fazenda, que denominou Tugúrio. Em torno da fazenda foi surgindo um povoado, e o proprietário sendo católico, pensou em construir uma capela. Tendo encontrado apoio dos fazendeiros vizinhos, e conseguido a devida autorização das autoridades eclesiásticas, ergueu em sua própria terra uma capelinha com o nome de Santa Bárbara, em 1764.
Origem do nome
O nome "Tugúrio" é proveniente da tribo indígena de mesmo nome (Tukury), extinta no século XIX, que habitava a região, ocupando o Vale da Serra da Mantiqueira. Habitavam em casas feitas de pedra e utilizavam utensílios rudimentares e viviam da caça, pesca e pequenas plantações de mandioca. Ainda hoje podem ser encontrados vestígios e cemitérios desse povo próximo ao cume da serra.
Datas Históricas
1839 – Criado o Distrito com a denominação de Santa Bárbara do Tugúrio, subordinado ao município de Barbacena.
1938 - O distrito de Santa Bárbara do Tugúrio teve sua denominação simplificada para Tugúrio.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara do Tugúrio e desmembrado de Barbacena.
O município
Santa Bárbara do Tugúrio é um município do estado de Minas Gerais.
Possuía, em 2010, uma população de 4.570 habitantes e abrange uma área de 194,56 Km².
Seu principal produto é a banana, sendo seguida pelo café, arroz, feijão, cana de açúcar, milho, entre outros. A indústria local prima pelo que lhe fornece a indústria extrativa, havendo engenhos de rapadura e aguardente, além das famosas fabricas de panelas-de-pedra, feitas em sistema artesanal.
O município exporta bananas, café, milho, arroz aguardente, entre outros produtos. A agropecuária é um dos pontos altos, tendo um rebanho muito grande e promissor.
A Festa da Banana é uma festa típica da cidade de Santa Bárbara do Tugúrio e todos os anos atrai um enorme público.
A festa teve início no ano de 1984 e desde então, a festa é realizada anualmente com atrações musicais, exposição de artesanatos, exposição de produtos típicos da cidade como panela de pedra e a cachaça e ainda concurso de culinária com pratos em que o ingrediente principal é a banana.
A cachaça destilada, de fama cada vez mais acreditada, é importante no quadro de sua economia.
(Fontes: http://camarasbtugurio.mg.gov.br, http://www.ferias.tur.br, IBGE, ALMG)
Boa noite, Rômulo. Desculpe, mas não tenho como atender seu pedido. Não moro nesta cidade, apenas pesquiso e publico as histórias das cidades mineiras. Abraços.
ResponderExcluir