quarta-feira, 20 de julho de 2011

Minas são muitas - Presidente Bernardes

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Presidente Bernardes

Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: Santo Antônio
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

As margens do rio Piranga eram ricas em ouro, o que atraiu vários bandeirantes. Por volta de 1710, a exploração aurífera ultrapassou os limites do atual município de Piranga, tendo atingido o sítio que os índios chamavam de Calambáo, termo de origem indígena, formado por duas palavras: kala e ambaua que significa lugar onde o mato é ralo e o rio faz a curva.
A chegada de outros exploradores e famílias deu início a um pequeno povoado, que surgiu em torno de uma capela dedicada a Santo Antônio do Calambáo, anexado à freguesia de Guarapiranga. Em 1868, o lugarejo foi elevado a freguesia, que não chegou a ser instituída, tendo sido extinta em 1873. Um ano depois a freguesia foi novamente criada. Elevado a distrito, teve seu nome reduzido para Calambau e, em 1953, foi elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Bernardes, em homenagem ao ex-presidente da república. A mudança do nome desagradou parte da população e a antiga denominação se instituiu em 1986. Três anos depois, a cidade, novamente, passou a se chamar Presidente Bernardes.

Datas Históricas

1874 – Criado o Distrito com a denominação de Calambáo, subordinado a vila de Piranga.
1923 – O distrito Calambáo passou a grafar Calambau.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Bernardes e desmembrado de Piranga.

O município

Presidente Bernardes é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 5.537 habitantes e possui uma área de 236,79 km². O município também é conhecido pelo nome de Calambau.
Na agricultura, há o plantio de milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar e café, em pequena escala e a pecuária leiteira, também é de pequeno porte.
A única indústria do município é a fabricação de cachaça, em pequenos alambiques, espalhados pela zona rural.
O município tem grande potencial turístico, necessitando de alavancar este potencial para gerar renda à população envolvida. Destacam-se as cachoeiras e fazendas locais como atrativos turísticos. A Fazenda da Água Limpa tem como atrativo o engenho mais antigo do município, em atividade desde 1882, onde se fabrica a mais tradicional cachaça de Presidente Bernardes, a “Água Limpa”, numa tradição que vem passando de pai para filhos.
Presidente Bernardes, como as cidades interioranas, é berço para retorno dos conterrâneos que residem fora, em feriados e férias, à casa dos pais e avós, seja na sede ou zona rural.
Como festejo principal, no último final de semana do mês de Julho acontece a Festa da Cana & Festival da Cachaça, que desde 1984 vem atraindo mais e mais visitantes ao município. Este Festival conta com a participação dos produtores de aguardente do município e comércio local, consolidando cada vez mais a tradição de que aqui se faz a melhor cachaça da região.
(Fontes: http://culturacpb.blogspot.com, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...