quinta-feira, 21 de julho de 2011

Minas são muitas - Guiricema

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Guiricema

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora da Encarnação
Festa da Padroeira: 15 de Agosto

Localização


História

Os primeiros habitantes do atual território de Guiricema foram os Índios Puris, que sofrendo oposição e ataques dos Croatos e Cropós, se dirigiram para as florestas do leste e se localizaram nas planícies e bacia do Rio Bagres.
Nos fins do século XVIII eram concedidas as primeiras cartas de sesmaria para a região dos Bagres, dando, assim, o início da ocupação e desbravamento do lugar.
Entretanto, a fundação de Guiricema verificou-se por volta de 1806, quando o furriel José Lucas Pereira dos Santos, português, transitando pela região, deliberou nela instalar-se com seus familiares e escravos, tal a fertilidade da terra. Construiu uma grande fazenda. Outros foram se fixando por ali, alguns a convite do próprio furriel. Em 1825, sua esposa Tereza Maria de Jesus adoeceu vindo a falecer no dia 24 de novembro do mesmo ano. Como o Rio Bagres não permitisse o transporte do corpo até o distrito do Presídio, atual Visconde do Rio Branco, devido às enchentes, enterrou-a do lado direito do Rio, em local próximo à sede da fazenda e, no mesmo dia, deliberou construir uma capela, com o fim de transladar os restos da esposa para dentro dela. Em 16 de setembro de 1836, foi obtida a competente autorização regencial, assinada pelo Pe. Diogo Antônio Feijó, Regente do Império, para a construção da capela, consagrando Nossa Senhora da Encarnação como Padroeira, tudo conforme desejo do furriel José Lucas. Construída a Capela, por volta de 1838, o então povoado dos Bagres se desenvolveu vindo a ser elevado a categoria de Paróquia com o nome de Nossa Senhora da Encarnação dos Bagres.
Em 1938, teve seu nome alterado para Guiricema, que é de origem indígena e significa Guiri = bagres e cema = grande quantidade, ou seja, grande quantidade de bagres.

Datas Históricas

1872- Criado o Distrito criado com a denominação de Bagres, subordinado ao município de Rio Branco.
1895 - O distrito de Bagre passou a denominar-se Guiricema.
1938 - Elevado à categoria de município com a denominação de Guiricema e desmembrado de Rio Branco
.
O município

Guiricema é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 8707 habitantes e área de 293,57 Km².
Em Guiricema, no local denominado Santa Montanha, há um convento onde a primeira missa de cada mês é realizada em Latim, e de costa para o público, exatamente como antigamente.
Em sua extensão territorial, Guiricema conta diversas cachoeiras, que definitivamente são um belo atrativo.
(Fontes: http://ecoviagem.uol.com.br, http://guiricema.mg.gov.br, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...