domingo, 31 de julho de 2011

Minas são muitas - Barra Longa

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Barra Longa

Igreja Matriz de São José (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São José
Festa do Padroeiro: 19 de Março

Localização


História

Nos primórdios da penetração das Minas Gerais, vários colonizadores chegaram à região Mata de Ponte Nova, formando aí pequenos núcleos de povoação. Nessa época, o Coronel Matias Barbosa da Silva, Senhor de muitos escravos e poderoso em armas, lançou nestas partes várias posses, legalizadas anos depois por cartas de sesmarias.
Na principal destas posses, fundou ele entre 1701 e 1704 o pequeno arraial de Barra de Matias Barbosa, mandando erigir uma capela, em torno da qual desenvolveu o povoado.
A fertilidade das terras, próprias para a agricultura e a exploração do ouro de aluvião, abundantes nos rios Carmo e Gualaxo do Norte, foram fatores determinandes na fixação dos primeiros habitantes e no desenvolvimento do povoado, atual Cidade de Barra Longa.
O topônimo do município é proveniente da confluência (Barra) dos rios do Carmo e Gualaxo do Norte, que nascem nas serranias de Ouro Preto, vindo fundir-se a pouco mais de 1 km a oeste de Barra Longa, sugerindo por este motivo a toponímia.

Datas Históricas

1718 – Criado o Distrito com a denominação de Barra Longa, subordinado ao município de Mariana.
1923 – O distrito de Barra Longa deixa de pertencer ao município de Mariana para ser anexado do município de Ponte Nova.
1938 - Elevado à categoria de município com a denominação de Barra Longa e desmembrado de Ponte Nova.

O município

Barra Longa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 6.143 habitantes e uma área total de 383,62 km².
O setor de serviços caracteriza-se como o mais relevante nas atividades econômicas da cidade, que também se destaca pela produção de leite, criação de galináceos e produção de rapadura e aguardente de cana.
Barra Longa tem como peculiaridade a tradição das bordadeiras. Essas mulheres se reúnem em uma associação que organiza a confecção e comercialização do bordado produzido na cidade. Grande parte das mulheres do município está inserida na produção dessas peças bordadas, e compradores de toda a região visitam o município em busca desses produtos.
O município se orgulha da Igreja Matriz de São José, considerada uma das mais bonitas e artísticas de Minas.
Os visitantes também podem fazer o Caminho de São José. Pode ser um simples passeio, uma longa caminhada, um encontro com a natureza, um encontro consigo mesmo ou um encontro com Deus. Tudo depende do ponto de vista. É assim que são descritos os relatos de todos que por qualquer razão se dispuseram a fazer um caminho de peregrinação e orgulhosos guardam consigo a credencial que testemunha a grande façanha de realizar a caminhada. O Caminho de São José, que liga Barra Longa a Rio Doce e a Santana do Deserto tem 48 km de extensão, pode ser percorrido em até 2 dias de caminhada e em seu percurso apresenta lindas paisagens naturais, cachoeiras, capelas e lindas fazendas.
(Fontes: IBGE,ALMG, http://www.rotaestradareal.com.br, http://www.p4psamarco.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...