quinta-feira, 28 de julho de 2011

Minas são muitas- Coronel Pacheco

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Coronel Pacheco

Igreja Matriz de São Vicente (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Vicente de Paula
Festa do Padroeiro: 27 de Setembro

Localização


História

Quando em 1781, Rodrigo José de Meneses assumiu o governo da Província de Minas Gerais, a região da Mantiqueira era interditada, sendo proibida pela Coroa a abertura de picadas e estradas. Considerando que a região era a via natural de penetração na Província para os que viessem do Rio de Janeiro, o novo governador foi pessoalmente até lá, e às margens do Rio do Peixe, distribuiu numerosas sesmarias e datas de mineração acabando com a interdição da região.
Com a mineração se exaurindo, a região era procurada pelas terras férteis para lavoura e a criação de gado e assim são fundados povoados.
As primeiras propriedades cafeicultoras da região, entre elas, Fazenda Liberdade, Carambi, São Vicente e Santa Clara, produziam café para abastecer o mercado externo e produtos básicos de consumo da região, como arroz, cana de açúcar, banana e outros gêneros alimentícios.
A chegada da rodovia União Indústria influenciou seu desenvolvimento e aspecto urbanístico, bem como servia de porta de escoamento para a produção agrícola.
O Povoado de São Vicente foi-se organizando e ampliando, com as inovações tecnológicas nos meios de produção, a instalação da Estrada de Ferro Leopoldina e a inauguração da Estação de Água Limpa em 1881. A localidade recebeu esse nome por influência da Fazenda São Vicente, que doou a área para a construção da capela de São Vicente. O Comendador Carlos Justiniano das Chagas, pai do cientista Carlos Chagas, era proprietário da Fazenda da Liberdade e, em 1896, doou todo o território que se situava em torno da Capela, onde se localiza a sede do Município.
O Município também foi identificado pelo nome de Lima Duarte e, aos poucos, foi se transformando e adquirindo características e estrutura urbanística. Em janeiro de 1890, o povoado de Lima Duarte foi elevado à categoria de Distrito de Água Limpa e depois com o nome de Distrito de Coronel Pacheco. A nova denominação do distrito foi uma homenagem ao Coronel José Manoel Pacheco, incentivador do Projeto de construção da Rodovia União Indústria e construtor e idealizador da Estrada de Ferro Juiz de Fora – Piau, absorvida pela Companhia Leopoldina Railway. Com o passar dos anos, a Estação ferroviária passou a ser chamada pela população Estação de Coronel Pacheco e essa denominação foi adotada como nome oficial para o distrito.

Datas Históricas

1890 – Criado o Distrito com a denominação de Água Limpa, subordinado ao município de Juiz de Fora.
1938 – O distrito de Água Limpa foi transferido do município de Juiz de Fora para Rio Novo.
1943 - O distrito de Água Limpa volta a pertencer ao município de Juiz de Fora.
1948 – O distrito de Água Limpa tomou o nome de Coronel Pacheco.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Coronel Pacheco e desmembrado de Juiz de Fora.

O município

Coronel Pacheco é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 2.983 habitantes. Apresenta área total de 131,51 Km².
O município integra o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas. Está relacionando com os atrativos comuns aos municípios integrantes do circuito, como: montanhas, cachoeiras, trilhas, mirantes naturais, igrejas, fazendas centenárias e festividades que ocorrem o ano todo.
Região de grande interesse turístico, com patrimônio cultural composto por conjuntos edificados e ambientes naturais, dentre os quais ressaltamos várias cachoeiras que formam paisagens belíssimas. Assim, merecem ser ressaltadas as cachoeiras Triqueda e Do Prata, além do Patrimônio Cultural representado pela Fazenda Liberdade, remanescente do Ciclo do Café com construção que remonta ao ano de 1850, além da Fazenda Santa Clara, do mesmo período.
No setor econômico, o grande destaque é para as instalações da EMBRAPA.
O município vive, fundamentalmente, da agropecuária e avicultura e os principais cultivos são o arroz, feijão, café, banana, milho e mandioca.
(Fontes: http://www.ferias.tur.br,http://caminhosverdesdeminas.com.br, http://www.ufjf.br, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...